Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptzh-CNenfrjaes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Projeto Vida Digna
Início do conteúdo da página

Projeto Vida Digna

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 12h04 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 12h04 | Acessos: 14114

Programa de controle populacional de cães e gatos da região metropolitana de Belém-PA.

projVidaDigna

O Projeto Vida Digna “Programa de controle populacional de cães e gatos da região metropolitana de Belém-PA”, da Universidade Federal Rural da Amazônia/ISPA, foi financiado pelo Ministério da Justiça - Brasília - DF, através do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos - CFDD, em 2009, obtendo o oitavo lugar no Brasil como prioridade na área de meio ambiente, devido ao valioso papel social que o Projeto desenvolveria no Estado do Pará.

          Inaugurado em 2010, o Projeto Vida Digna (PVD) é um segmento do Hospital Veterinário (HOVET) do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que tem como objetivo realizar o controle reprodutivo gratuito da população de cães e gatos, machos e fêmeas, com faixa etária de 6 meses a 6 anos, por meio dos procedimentos  cirúrgicos de Orquiectomia nos machos e Ovário-salpingo-histerectomia (OSH) nas fêmeas, proporcionando melhores condições de saúde, dignidade e bem estar a esses animais  e, assim contribuindo significantemente no aumento da qualidade da saúde pública, como também comprometendo a Universidade com a problemática social, integrando-a com a comunidade e também melhorando o treinamento cirúrgico dos Médicos Veterinários Residentes do HOVET.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

          O aumento de animais abandonados na região metropolitana de Belém-PA, muito tem sensibilizado a comunidade ufraniana, com fome e sem proteção, esses animais vivem pelas ruas da cidade, se alimentando de restos de comida provenientes do lixo, pedaços de carne que são arremessados de açougues e de pessoas que dizem sentir “pena” e oferecem restos de comida aos animais de rua.

          Esses animais abandonados causam acidentes de trânsito (sendo comum se observar animais esmagados nas vias públicas), defecam e urinam pelas ruas e calçadas e o mais grave, são veiculadores de doenças transmissíveis ao homem (Zoonoses) como a Raiva, Leptospirose, Leishmaniose e problemas de pele em geral.

          A motivação para maltratar e abandonar animais domésticos nas ruas reflete em várias situações: na falta de conscientização e esclarecimentos à população em geral, falta de controle populacional e crias indesejadas, problemas familiares, poucos recursos financeiros e até mesmo brigas de vizinhos (se vingam ao maltratar o animal do outro).

A castração (a ovário-salpingo-histerectomia nas fêmeas, a orquiectomia e vasectomia nos machos) é a solução mais coerente com esta problemática visto que, são técnicas cirúrgicas seguras, eficientes, com rápido reestabelecimento dos animais e são as mais indicadas para o controle populacional de cães e gatos nos grandes centros urbanos. No entanto, o custo de um procedimento destes não é economicamente viável às populações com baixa renda e, portanto, sem orientação e suporte financeiro, deixa que o seu animal se reproduza livremente e muitas vezes abandonam as crias nas ruas.

          A Universidade Federal Rural da Amazônia, através do Instituto da Saúde e Produção Animal, Hospital Veterinário “Prof. Mário Dias Teixeira” e Projeto Vida Digna, há muito vem trabalhando para oferecer soluções para estas problemáticas. Para tanto desenvolve trabalhos de castração, orientação e conscientização de proprietários acerca de abandono e maus-tratos dos animais.

          Cada castração requer do proprietário uma doação de sangue via HEMOPA, para compor o banco de sangue do referido órgão, com o intuito de salvar vidas humanas.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO

          Controlar o aumento populacional de cães e gatos abandonados na região metropolitana de Belém-PA.

Outros Objetivos:

- Promover o controle reprodutivo gratuito de cães e gatos, através da Orquiectomia e Ovário-salpingo-histerectomia;

- Evitar maus-tratos e abandono de animais na região metropolitana de Belém;

- Diminuir os acidentes de trânsito envolvendo animais domésticos;

- Controlar a transmissão de zoonoses;

- Amenizar o impacto psicológico sobre os cidadãos contribuintes que se importam com o tema.

projVidaDigna2          projVidaDigna3
Bloco Cirúrgico HOVET/UFRA                                                         Castração Macho

projVidaDigna4 projVidaDigna5

Castração Fêmea                                                                 Sala de Preparo

 

projVidaDigna6

Animal após cirurgia

Méd. Vet. MSc. Márcia Janete de Fátima Mesquita de Figueiredo

Coordenadora

Prof.ª Dr.ª Nazaré Fonseca de Souza

Vice Coordenadora

Méd. Vet. MSc. Heriberto Ferreira de Figueiredo

Diretor Técnico

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil