CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA)

CONTATOS
Coordenador Pró-Tempore:
Prof. Aurecílio Guedes - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Secretária:
Cleidiane Martins - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Prédio Central Docente II - Campus UFRA Belém
Telefone: (91) 3210-5230
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
DADOS NO e-MEC
O Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) se norteia nos Referenciais Curriculares Nacionais do SESU/MEC de março 2010.
PERFIL DO EGRESSO
O Licenciado em Computação é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Informática. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Informática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento em Informática em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Informática, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.
TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Matemática Discreta; Lógica; Cálculo Diferencial e Integral; Probabilidade e Estatística; Algoritmos; Teoria da Computação; Linguagens de Programação; Semântica Computacional, Reconhecedores e Interpretadores; Especificação de Programas; Arquitetura de Computadores; Inteligência Artificial; Interface Homem-Computador; Redes e Sistemas Distribuídos; História, Filosofia e Sociologia da Educação; Metodologia e Prática de Ensino de Informática; Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino de Informática; Psicologia da Educação; Legislação Educacional; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Pluralidade Cultural e Orientação Sexual; Ética e Meio Ambiente; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
AMBIENTES DE ATUAÇÃO
O Licenciado em Computação trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como escolas de informática; na administração de laboratórios de informática de instituições educacionais; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
HORÁRIO DE LIC. COMPUTAÇÃO: 1º Sem. 2015
- PPC Licenciatura em Computação
- Mapa da Matriz Curricular
- Ementas Curriculares
- Planos de Disciplinas
- TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Redes Sociais