Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptzh-CNenfrjaes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Licenciatura em Computação
Início do conteúdo da página

CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA)

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 19h46 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2016, 19h46 | Acessos: 18736

img lic inf

CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA)

Tabela Comp

CONTATOS

Coordenador Pró-Tempore:

Prof. Aurecílio Guedes - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Secretária:

Cleidiane Martins - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Prédio Central Docente II - Campus UFRA Belém

Telefone: (91) 3210-5230

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

DADOS NO e-MEC

http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTkw/9f1aa921d96ca1df24a34474cc171f61/MjMwNg==

O Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) se norteia nos Referenciais Curriculares Nacionais do SESU/MEC de março 2010.

PERFIL DO EGRESSO

O Licenciado em Computação é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Informática. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Informática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento em Informática em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Informática, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO

Matemática Discreta; Lógica; Cálculo Diferencial e Integral; Probabilidade e Estatística; Algoritmos; Teoria da Computação; Linguagens de Programação; Semântica Computacional, Reconhecedores e Interpretadores; Especificação de Programas; Arquitetura de Computadores; Inteligência Artificial; Interface Homem-Computador; Redes e Sistemas Distribuídos; História, Filosofia e Sociologia da Educação; Metodologia e Prática de Ensino de Informática; Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino de Informática; Psicologia da Educação; Legislação Educacional; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Pluralidade Cultural e Orientação Sexual; Ética e Meio Ambiente; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

AMBIENTES DE ATUAÇÃO

O Licenciado em Computação trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como escolas de informática; na administração de laboratórios de informática de instituições educacionais; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

HORÁRIO DE LIC. COMPUTAÇÃO: 1º Sem. 2015 

          - Documentos e Formulários

          - Monografias de TCC

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil