Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Uncategorised > Curso de Graduação em Engenharia de Pesca

Curso de Graduação em Engenharia de Pesca

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 16h38 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2016, 16h38 | Acessos: 61021

Modalidade: BACHARELADO

O Curso contemplará as áreas de Aquicultura, Tecnologia de Pesca e Tecnologia do Pescado e será ministrado com 57 disciplinas.

De maneira geral as instalações utilizadas para o curso de Engenharia de Pesca da UFRA, estão em bom estado de conservação, equipadas e em condições de funcionabilidade. Nota-se que algumas delas são compartilhadas com outros cursos, fato este que não interfere na sua utilização. Vale registrar que o IBAMA, através do Centro de Pesquisa e Gestão do Litoral Norte do Brasil, instalado dentro da UFRA, é um importante ponto de apoio logístico para o referido curso.

Para destacar este apoio, o navio de Pesquisa Almirante Paulo Moreira, atracado na Companhia das Docas, em Belém, serve de apoio para as aulas práticas, inclusive para a coleta de dados em alto mar, com expedições que duram cerca de 15 dias, oportunidade que os estudantes tem condição de acompanhar e registrar todas as atividades que acontecem durante todo o trajeto.

Outro ponto forte é a Estação de Piscicultura de Água Doce, localizada no municipio de Castanhal, distante 60Km de Belém.

Em termos de futuro, o curso de Engenharia de Pesca, deverá contar com um Laboratório de Reprodução (larvicultura e produção de alevinos) de peixes a ser implantado no municipio de salinópolis em uma área já existente próximo à praia e ao manguezal. Outro aspecto relevante, é que alguns dos laboratórios específicos da Zootecnia, contidos no presente relatório não foi utilizado pelo curso, praticamente inexiste, entretanto, há outros específicos para o curso e que não constam neste formulário mas que encontram-se em pleno funcionamento, tais como:

Laboratório de Liminologia, Dictiologia e Dinâmica de Exploração de Peixe, Tecnologia e Prospecção Pesqueira, Carcinologia, Planctologia e Tecnologia do Pescado. Quanto a Biblioteca, observamos uma estrutura bem planejada e adaptada com perspectivas para futuras expanções, que comportam com sobra o material bibliográfico existente, bem como os anexos destinados aos usuários, como sala de estudos individuais, em grupo, entre outros.

As salas de aula atendem em sua plenitude tanto quantitativamente como qualitativamente. Semelhantemente, foi observado os setores administrativos bem como ambientes de professores, apresentando funcionalidade, devidamente informatizados com higiene e conforto.

Coordenador em Graduação do Curso de Engenharia de Pesca
Prof. Ivan Furtado Júnior

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil