Página inicial > Reitoria

Reitoria

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 13h01 | Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 15h01 | Acessos: 51262

O Professor Marcel do Nascimento Botelho é agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, 1994), mestre em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutor em Gestão Educacional pela University of Wolverhampton (2008), Reino Unido. É Professor Adjunto IV da UFRA, onde atua há 28 anos. Possui experiência nas áreas de Ecofisiologia, Treinamento e Educação Superior, com ênfase em Educação Rural e Desenvolvimento Local. Atua, principalmente, nos seguintes temas: capacitação docente para o ensino superior, desenvolvimento local e pesquisa-ação.

A REITORIA, órgão executivo da Administração Superior, será exercida pelo Reitor e pelo Vice-Reitor em suas faltas e impedimentos, ambos eleitos e nomeados de acordo com o Art. 26 do estatuto da Universidade. Parágrafo Único: Dos atos do Reitor, cabe recurso ao Conselho Universitário, no prazo de cinco dias úteis, a partir da notificação da decisão.

O REITOR é o representante legal da Universidade Federal Rural da Amazônia em todos os atos e feitos judiciais e extrajudiciais, cabendo-lhe administrar, supervisionar e coordenar as atividades universitárias na forma prevista no Estatuto, neste Regimento Geral e no Regimento Interno da Reitoria.

A REITORIA tem a seguinte composição:

• Gabinete da Reitoria – Chefe de Gabinete: Ary de Almeida Antunes;
  • Assessoria Jurídica;
  • Assessoria de Comunicação (Ascom);
  • Assessoria de Captação de Recursos Financeiros;
  • Assessoria de Gestão de Pessoas;
  • Assessoria de Consolidação Multicampi;
  • Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional;
  • Assessoria de Inclusão Social;
  • Assessoria de Gestão Fundiária;
  • Assessoria de Projetos Institucionais;
  • Secretaria Geral e dos Conselhos Superiores;
  • Comissão Permanente do Pessoal Docente - CPPD;
  • Comissão Permanente do Pessoal Técnico Administrativo - CPPTA;
  • Auditoria Interna - AUDIN;
  • Unidades descentralizadas.

A Reitoria contará com serviços próprios para desempenho de suas atividades, conforme dispuser seu Regimento Interno aprovado pelo Conselho de Administração.

No caso de ausência eventual do Reitor, Vice-Reitor e do Pró-Reitor de Ensino, assumirá um docente ou técnico-administrativo, membro e eleito pelo Conselho Universitário.

O Reitor poderá vetar deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Administração até cinco dias úteis após a reunião em que tenha sido aprovada.

PARÁGRAFO ÚNICO: Vetada uma deliberação, o Reitor convocará o Conselho Universitário, para em reunião a realizar-se dentro de dez dias úteis após o veto, tomar conhecimento das razões de sua decisão, que poderá ser acolhido pelo voto da maioria simples dos membros do Conselho Universitário, presentes à reunião.