UFRA define calendário para escolha de Reitoria (2026-2030): Votação ocorre em 18 de junho
A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) deu início oficial ao processo eleitoral para a escolha de seu novo Reitor(a) e Vice-Reitor(a) para o quadriênio 2026–2030. O edital com as normativas, regras para debate e calendário eleitoral foi publicado nesta sexta-feira (22), no site da Comissão Eleitoral da universidade: https://comissaoeleitoral.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=107&Itemid=434&lang=pt
A votação para escolha da reitoria está prevista para ocorrer no dia 18 de junho. Com o fim da lista tríplice, estabelecido pela lei 15.367, de 30 de março de 2026, essa é a primeira vez que a comunidade acadêmica vai decidir de forma direta sobre quem será o próximo dirigente máximo da universidade e o vice. De acordo com a nova lei, passa a ser obrigatório nomear a candidatura mais votada na eleição realizada pela comunidade acadêmica e o resultado da votação da comunidade universitária definirá diretamente quem assumirá a gestão a cada quadriênio.
Período de Campanha e Debates
De acordo com o cronograma oficial, o período de campanha eleitoral será de 03 e 17 de junho. Durante essas duas semanas, as chapas homologadas poderão apresentar propostas e planos de trabalho para a universidade.
Um dos momentos mais aguardados do processo, o debate presencial entre os candidatos, está marcado para o último dia de campanha, 17 de junho, às 15h. A propaganda eleitoral deve seguir princípios de urbanidade e igualdade, sendo vedado o uso de recursos institucionais da UFRA para beneficiar candidaturas específicas.
O Dia da Votação
A votação ocorrerá no dia 18 de junho de 2026, no horário das 08h às 21h. O processo será realizado de forma totalmente eletrônica, por meio do sistema VotaNET, fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
O link de acesso para a votação será enviado diretamente para o e-mail dos votantes aptos. Para garantir a participação de todos, os campi da UFRA (Belém, Capitão Poço, Capanema, Paragominas, Parauapebas, Tomé-Açu) e as fazendas escolas (FEIGA e FEC) disponibilizarão laboratórios de informática com acesso à internet para quem necessitar de infraestrutura.
Próximos Passos e Resultado
Logo após o encerramento da votação, terá início a apuração e a divulgação dos resultados preliminares. O prazo para recursos será de 19 a 22 de junho. No dia 25 de junho será divulgado o resultado final, que deve ser homologado pelo Colegiado Eleitoral Especial (CEE) em 26 de junho. Após a homologação, os nomes da chapa vencedora serão encaminhados ao Ministério da Educação para a nomeação pelo Presidente da República.
Mais informações na página da Comissão Eleitoral: https://comissaoeleitoral.ufra.edu.br/
Redes Sociais