Página inicial > Últimas Notícias > BOSQUE RODRIGUES ALVES PROMOVE TREINAMENTO EM PARCERIA COM A UFRA E OUTRAS UNIVERSIDADES

IMG 20150814 WA0012

Alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) participam do curso de Manejo, Biologia e Reprodução de Quelônios Aquáticos Amazônicos, promovido pelo Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, de 12 a 14 de agosto de 2015. O treinamento conta com a participação de 40 alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Biologia da UFRA, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade da Amazônia (Unama).

• Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2015, 08h36
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h19

A etapa teórica se deu no primeiro dia, com palestras sobre “Biologia e conservação de quelônios”, proferida pela Profa. Andrea Bezerra (UFRA); “Doenças infecciosas em quelônios amazônicos”, da Profa. Ana Silvia Sardinha (UFRA); “Reprodução em cativeiro de quelônios”, da Profa. Alanna do Socorro Lima da Silva (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA); e “Ecologia e manejo de quelônios”, do Prof. Juarez Carlos Brito Pezzuti (UFPA).

Já a etapa prática consiste na limpeza do tanque e no manejo dos animais, que inclui coleta de sangue, limpeza, contagem e identificação, feita com pequenas placas anexadas ao casco do animal, como explica André Vieira, aluno do 7º semestre de Veterinária da UFRA e estagiário do Bosque e um dos instrutores do curso. O treinamento está sendo realizado na semana em que o espaço se encontra fechado para manutenção geral. O Bosque abriga mais de 300 quelônios, entre os quais tartarugas-da-amazônia, tracajás, jabutis-machado, muçuãs, aperemas, cabeçudos e pitiús.

IMG 20150814 WA0011

Jussara Kishi - Ascom/UFRA