#DiaDosNamorados: conheça como é o cortejo de alguns animais invertebrados
Dança, acrobacias, canto, cores e até luta. Conheça como algumas espécies de animais invertebrados realizam o cortejo de seus pares e garantem a reprodução na natureza.
Esse texto contém informações repassadas pelas monitoras Larisa Cardoso Duarte, Hayanna Barros e Laís Viana Khoury Evangelista, discentes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, sob orientação da professora Xiomara Diaz.
Músicos
Caranguejos violinistas
Popularmente conhecidos como chama-marés ou caranguejos-violinistas. Uma pesquisa recente publicada no Journal of Experimental Biology, registrou pela primeira vez os sinais vibratórios que os machos fazem durante o cortejo. Os machos também costumam fazer uma dança enquanto produzem um som com suas pinças para atrair as fêmeas. Uma das principais características desse gênero é o dimorfismo sexual apresentado por um tamanho maior em uma das garras (quelas) dos machos, sendo esse também um fator que as fêmeas avaliam ao escolher o macho para o acasalamento.
Fontes: https://tpwd.texas.gov/huntwild/wild/species/fiddler/ e https://journals.biologists.com/jeb/article/228/7/jeb249323/367607/Constraints-on-percussive-seismic-signals-in-a
Foto: Charles J. Sharp https://www.sharpphotography.co.uk/
Dançarinos
Aranhas-Saltadoras
Machos realizam coreografias visuais com batidas das patas, elevação do abdômen e movimentos rítmicos para atrair a atenção da fêmea. Algumas espécies (como as do gênero Habronattus) têm cores vibrantes, estruturas em forma de “pennas” e até escamas iridescentes usadas na exibição.
Enquanto dançam, emitem vibrações no solo que a fêmea percebe com os tarsos — segmentos das patas sensíveis ao som e ao movimento.
As aranhas-saltadoras têm excelente visão — com quatro olhos frontais grandes, o que torna o cortejo visual mais sofisticado.
Imagem via https://br.pinterest.com/pin/157907530667677990/
Exibidos
Aranha-pavão
Os machos dessa espécie de aranha da família Salticidae exibem a aba colorida do seu abdômen para atrair a atenção das fêmeas.
O macho ergue uma parte expandida e colorida do abdômen (parecida com um leque), que vibra e brilha conforme ele dança. Cortejo inclui movimentos laterais, abalos rítmicos e até pausas dramáticas, como se fosse uma coreografia teatral. Além dos estímulos visuais, essas aranhas também usam vibrações transmitidas pelo solo.
Atenção! Se a fêmea não gostar da apresentação, o macho pode ser atacado ou ignorado. Nessa seleção sexual, só os dançarinos mais ousados e habilidosos têm chance.
Foto: Jurgen Otto
Mão aberta
Aranhas da espécie Paratrechalea ornata
Os machos oferecem à fêmea um presente nupcial, uma presa enrolada em seda.
Imagem: https://www.howitworksdaily.com/gift-giving-animals/
Relacionamento complicado
Caracóis
Durante o cortejo, um dos parceiros dispara um dardo calcificado em seu par. Esse dardo não transporta esperma, mas hormônios que alteram o sistema reprodutor do outro.
Ambos os caracóis têm ovários e testículos. Às vezes, ambos se fecundam, mas em outros casos há uma espécie de “disputa" para quem será o doador de esperma.
O cortejo envolve toques, roçarem-se mutuamente e até "beijos" com os tentáculos - uma interação bastante sensorial antes do acasalamento.
O "dardo do amor" pode atingir com força suficiente para penetrar a epiderme do parceiro -um caso raro de perfuração intencional durante o cortejo em moluscos.
Fonte: Kazuki Kumura (National Geographic)
Diferentões
Polvos
Polvos exibem sinalizações visuais sutis ou dramáticas com cromatóforos e papilas na pele, para seduzir ou intimidar. (animalbehaviorcorner.comcalacademy.org)
Machos transferem espermatóforos usando o hectocótilo — braço modificado —diretamente à fêmea, muitas vezes com posturas que variam entre espécies, incluindo contato de boca a boca. (calacademy.organimalkingdom.org)
Espécies como o polvo listrado-pacífico copulam sem o temido canibalismo, mantendo-se próximos.
A maioria dos polvos se reproduz uma única vez, após o que a fêmea costuma morrer enquanto cuida dos ovos, evidenciando um ciclo reprodutivo intenso e curto.
Em algumas espécies, o hectocótilo se desprende e continua sozinho dentro da fêmea —funcionando quase como um pequeno inseto vivo trabalhando dentro da fêmea.
Fonte: https://ar.inspiredpencil.com/pictures-2023/male-octopus-anatomy
Vanessa Monteiro, jornalista, Ascom Ufra. Com informações da professora Xiomara Diaz.
Redes Sociais