Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Chinese (Simplified) English French Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Ufra promove aula magna inaugural do curso de Bacharelado em Gestão de Agronegócios
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Ufra promove aula magna inaugural do curso de Bacharelado em Gestão de Agronegócios

  • Publicado: Segunda, 26 Mai 2025 10:55
  • Última Atualização: Quinta, 29 Mai 2025 10:30

 

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizou, no dia 20 de maio de 2025, a Aula Magna Inaugural do curso de Bacharelado em Gestão de Agronegócios. Realizada no auditório do pavilhão de salas de aula da Ufra, em Belém, reuniu autoridades representativas de diversas instituições públicas e privadas vinculadas ao agronegócio, estudantes, professores e pesquisadores.

O tema central foi Agronegócio na Amazônia: Crescimento Econômico, Inclusão Social e Sustentabilidade Ambiental, proferida pelo Dr. Antônio Cordeiro de Santana, Professor Titular da Ufra e renomado especialista da área que compartilhou sua experiência e reflexões sobre o papel estratégico do agronegócio no contexto amazônico.

O vice coordenador do curso, professor Luís Carlos Freitas Rodrigues, deu boas vindas aos estudantes e autoridades e destacou que o projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Gestão do Agronegócio da Ufra foi elaborado com o objetivo de promover a formação de um capital humano diferenciado.

O curso visa formar recursos humanos para atuar em um dos setores mais importantes da economia brasileira e amazônica, enfatizando práticas de gestão alinhadas as características e desafios ambientais da região, além de garantir uma maior inclusão social nas cadeias produtivas regionais.

O currículo do curso contempla disciplinas voltadas à administração, economia, agroecologia, cadeias produtivas amazônicas, políticas públicas e sustentabilidade, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O diretor do Instituto Socioambiental e dos Recurso Hídricos (ISARH/Ufra), professor Igor Guerreiro Hamoy, ressaltou que a criação do curso é um marco na trajetória institucional da Ufra e reafirma seu compromisso com a formação de gestores preparados para contribuir com uma Amazônia produtiva, inclusiva e que prezam pelo manejo dos recursos naturais para as gerações presentes e futuras.

O professor Anderson Borges Serra, diretor de Organização Produtiva e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Agricultura Familiar do estado do Pará (SEAF), afirmou que um dos grandes desafios para o desenvolvimento da agricultura familiar paraense reside exatamente na capacidade de gestão dos empreendimentos familiares e que o curso vai dar uma importante contribuição nesse sentido, além de fortalecer a pesquisa e extensão nessa área.

A engenheira agrônoma Bruna dos Santos Bandeira Sousa, representante da Superintendência da Organização das Cooperativas Brasileiras do estado do Pará (OCB/PA), comentou que as cooperativas agropecuárias representam um dos segmentos mais dinâmicos do cooperativismo paraense, mas que um dos principais desafios é aprimorar a sua capacidade de gestão, governança e acesso a mercados. Assim o curso vem preencher uma importante lacuna na formação de recursos humanos para o agronegócio cooperativo.

A aula inaugural foi prestigiada com a participação dos administradores Fábio Lúcio de Souza, presidente do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA/PA), e do administrador Mauro dos Santos Leônidas Conselheiro Federal do Conselho Federal de Administração (CFA). Eles parabenizaram o pioneirismo da Ufra por ser a primeira instituição de ensino superior pública da região Norte a ofertar um curso de bacharelado em Gestão de Agronegócios e registraram que o Conselho de Administração está à disposição para estreitar ainda mais a parceria com a Ufra, visando potencializar as oportunidades de inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

A Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufra, Gilmara Maureline Teles da Silva de Oliveira, afirmou que esse é um momento histórico para a Ufra, pois concretiza um sonho de muitos anos, gestado no ISARH e construído por muitas mãos. Parabenizou os estudantes da primeira turma e desejou muito sucesso nessa jornada, além agradecer a presença das autoridades que vieram compartilhar esse momento especial.

A partir deste ano o curso de Bacharelado em Gestão de Agronegócios passa a compor o portfólio de cursos de graduação da Ufra, ofertando 50 vagas anuais por meio de processos seletivos via Sistema de Seleção Unificada (SISU-MEC) e Processo Seletivo da Ufra.

 

Texto: Profa. Suzana Romeiro Araújo

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil