Debate: ATER como Estratégia de Adaptação às Mudanças Climáticas: debate na COP-30
O Programa PROFOR-EXT – Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para a Agenda 2030 – vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o INCRA, promoverá em 16 de junho de 2025, no auditório do ICJ da UFPA (Belém-PA), o debate “ATER como Estratégia de Adaptação às Mudanças Climáticas: um debate necessário para Assentamentos de Reforma Agrária na COP-30”. O evento, que integra a programação preparatória da COP-30, reunirá cerca de 300 assentados de todas as regiões do país e contará com a participação do ministro Paulo Teixeira, reforçando o compromisso do governo federal com a reforma agrária e a agricultura familiar. Segundo os coordenadores do PROFOR-EXT, “este evento será um momento importante para avaliação da metodologia do Programa, bem como suas implicações para a consolidação de políticas públicas, agregando-se ao contexto da COP30” , ligando as discussões sobre assistência técnica rural (ATER) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A programação prevê palestra, lançamento de livro, feira de produtos da agricultura familiar e apresentações culturais. Em ações recentes do PROFOR-EXT, mutirões de campo foram realizados, oferecendo orientação para regularização fundiária, acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), acesso a políticas públicas etc., e permitindo que jovens estagiários, discentes de Univeraidades e Institutos federais, residentes e agentes locais de formação (ALF´s) aprendessem na prática a conduzir esses atendimentos. Esses mutirões ilustram o impacto direto da extensão rural no dia a dia dos assentamentos, fortalecendo o acesso à terra e renda das comunidades.
O encontro também enfatiza o aspecto humano da adaptação às mudanças climáticas. Assentados de diversas regiões apresentarão suas experiências locais de manejo agroecológico e enfrentamento de eventos climáticos extremos.
No aspecto institucional, o PROFOR-EXT é um programa nacional liderado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que envolve 16 instituições de ensino selecionadas pelo MDA. As atividades do programa incluem ensino, pesquisa e extensão voltados à agricultura familiar, formam técnicos e jovens assentados para atuar como agentes de ATER no campo. A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenam o PROFOR-EXT no Norte do país.
Por fim, em complemento às atividades em Belém, de 17 a 20 de junho será realizada, em Mosqueiro (Hotel Paraíso), oficina de avaliação metodológica do projeto, consolidando os aprendizados e os próximos passos para fortalecer a ATER na reforma agrária.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS
A Universidade Federal Rural da Amazônia faz parte das 16 instituições de ensino superior e técnico que participam do Programa PROFOR-EXT, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). As demais instituições são: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Essas instituições integram uma rede nacional comprometida com a formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltada para os assentamentos da reforma agrária e para a promoção da sustentabilidade e da justiça social no campo.
Texto encaminahdo pela coordenação do Programa PROFOR-EXT
Redes Sociais