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Parfor Equidade: Ufra promove evento sobre inclusão e diversidade na formação de professores

  • Publicado: Quarta, 22 Janeiro 2025 11:16
  • Última Atualização: Quarta, 22 Janeiro 2025 11:16

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A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) sediou nesta terça-feira, 21, no campus Belém, o evento “Inclusão, Equidade e Diversidade na Formação de Professores – Trilhas Plurais”, que marcou a abertura oficial do semestre letivo do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e Aula Magna do Parfor Equidade Ufra. O encontro reuniu alunos, professores e representantes da comunidade surda.

A reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima, destacou a importância do curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos. “É o primeiro da nossa universidade que oferece esse tipo de formação e que a gente sabe que irá fazer um diferencial enorme não só aqui para Belém, mas para todo o estado do Pará. Então, estou muito feliz e sejam todos muito bem vindos a nossa universidade. A Ufra é de vocês e para vocês”, comentou.

O curso faz parte do Parfor Equidade, que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do edital nº 23/2023, aprovou 14 cursos de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos no Brasil, entre eles, o curso de Licenciatura da Ufra.

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O evento também contou com a participação de Marisa Lima, coordenadora-geral bilíngue na Educação Básica e Educação Superior da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebes) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). 

Marisa conduziu a aula inaugural do Curso de Educação Bilíngue de Surdos, com um acolhimento especial aos discentes, além de ministrar uma palestra que abordou novas perspectivas para essa modalidade de ensino. “Esse curso é diferente de “Conhecimento em Libras”, pois essa formação irá possibilitar que o professor vá além do conhecimento básico em Libras, capacitando-o a utilizar as melhores estratégias e metodologias pedagógicas, além de possibilitar uma avaliação mais eficaz”, afirmou.

No período da tarde, ainda foram promovidos dois minicursos: O uso de geotecnologias e confecção de maquetes para a educação ambiental na escola básica e; Memória, patrimônio e instituições: por uma educação patrimonial na Amazônia paraense.

Textos e fotos: Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra

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