Ebook aborda sustentabilidade e literatura amazônica em forma de poesia
A pouco menos de um ano para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém, os olhos do mundo todo já se voltam para a Amazônia, na riqueza da sua fauna e flora, levantando temas como sustentabilidade e preservação ambiental. Neste contexto, o projeto Semeando Textos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) lançou o ebook “Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia”.
O projeto de extensão Semeando Textos faz parcerias com escolas de educação básica de ensino em Belém e região metropolitana. Para o ebook “Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia”, a produção dos textos e ilustrações são dos alunos do 2º ano da Escola Estadual Dom Pedro II, no qual abordam temas do cotidiano paraense e amazônico.
Sofia Rodrigues, 17 anos, escreveu o poema intitulado "Açaí Amazônico", por considerar que o fruto representa o estado. "Eu acho o açaí um símbolo do Pará muito importante, tanto economicamente quanto culturalmente. Ele representa o estado lá fora e leva o nome do Pará de forma abrangente, conectando as pessoas com nossa cultura", afirmou.
A aluna explica que a experiência no projeto ajudou a adquirir conhecimentos que serão úteis também na sua formação. "Foi muito bom reconectar-me com a poesia, escrever de uma forma melhor, mais suave, e nós aprendemos muita coisa, inclusive de Literatura Portuguesa, regras gramaticais e que são conhecimentos muito úteis no futuro."
Alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, autores do ebook.
Inspirada por memórias afetivas de sua família, Yasmin Kawasaki, 16 anos, também escreveu sobre o fruto em “O açaí”. “Ele traz lembranças e destravou muitas memórias que eu tinha guardado na minha cabeça e pra mim foi um momento muito mágico, porque pude relembrar tudo isso e colocar um pouquinho do sentimento da nossa ligação com esse alimento”, comentou a estudante.
“Pra mim é uma felicidade imensa ter o meu poema no livro. O poema não é um tema assim que a gente vê sendo escrito com muita facilidade, mas através do projeto a gente teve todo um apoio, todo um aparato para conseguir desenvolver esse texto”, afirmou Yasmin.
Coordenadora do projeto Semeando Textos, a professora da Ufra, Liliane Afonso, explica que o objetivo do projeto é trabalhar a literatura, levantando temas sobre o contexto da Amazônia e a sustentabilidade. “Nós trabalhamos nesta ação, discursos da COP 30. É um projeto voltado para levantar temas transversais de acordo com o que é colocado dentro da Base Nacional Comum Curricular e a partir desses temas a gente realiza a ação com a efetivação de um produto.”
O projeto realiza oficinas sobre literatura nas escolas de educação básica e cada ação termina com um gênero. Na ação anterior, foi trabalhado contos na Escola Estadual Mário Barbosa. Neste ano, na Escola Estadual Dom Pedro II o gênero foi poesia, que também foi uma demanda da escola.
“A construção é uma parceria com a escola. Nós realizamos oficinas de literatura, de poesia, de poemas e aí esses alunos se sentiram motivados a serem protagonistas e escreverem suas próprias poesias. Eles escreveram e a partir delas, ilustraram também. Nós fizemos uma reunião desses poemas e organizamos todos em um ebook”, explicou Liliane Afonso.
Os temas dos poemas estão ligados diretamente ao contexto amazônico, levando em conta a cultura e a preservação do meio ambiente. “Elegemos a educação ambiental, porque é um discurso que está muito sendo veiculado hoje dentro da sociedade no Pará, a partir da COP 30, então nós elegemos a educação ambiental e a Literatura Amazônica para poder dialogar acerca desses temas. Mas quando a gente fala de educação ambiental, também está ancorado a sustentabilidade, a preservação dos biomas, da Amazônia, do meio ambiente. Então os alunos colocaram dentro desses poemas sobre a Amazônia, sobre o Carimbó, entre outros, não foi só sobre educação ambiental, mas são temas regionais para dialogar com o que eles estavam sentindo no momento da criação dos poemas”, concluiu a coordenadora do projeto.
Lançamento do ebook no campus Belém. Foto: Mariane Smith
O lançamento oficial do ebook ocorreu na última quinta-feira, 12, no campus Belém, e contou com a colaboração da coordenação adjunta do Projeto Semeando Textos, professora Thaís Amorim, do professor Jany Eric Queirós, coordenador do curso de Letras da Ufra, campus Belém, bolsistas e voluntárias do projeto, Claudilane, Laila e Giulia.
O ebook “Semeando poesia na Amazônia nossa de cada dia”, reúne 52 autores e está disponível gratuitamente no site da EduCapes.
Texto: Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra
Redes Sociais