Alunos apresentaram mais de mil trabalhos durante o IV Conecta Ufra
Pesquisas que resultaram em cartilhas, jogos, descobertas e estudos inovadores em diversas áreas de conhecimento. Assim foram os 1.150 trabalhos apresentados por alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) durante o IV Conecta Ufra, evento realizado de 02 a 05 de dezembro no campus Belém. Os trabalhos faziam parte do XXXIII Seminário de Iniciação Científica; IV Seminário de Extensão; VII Seminário de Ensino e III Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação.
As alunas Camile Silva, Kelly Miranda, Emanuelle Prudente e Luciana Damasceno, do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do campus Belém, apresentaram uma pesquisa no VII Seminário de Ensino, sobre controle higiênico-sanitário da farinha de piracuí vendida nas feiras livres de Belém. “Nós elaboramos um checklist adaptado a partir de parâmetros fornecidos pela Adepará e com isso analisamos as condições de ambiente, utensílios, práticas de manipulação, embalagem e armazenamento do produto”, disse Camile Silva. O resultado, segundo os resultados da pesquisa, é que todos os locais pesquisados apresentam nível de precariedade em todos os parâmetros avaliados.
Alunas apresentaram pesquisa sobre o controle higiênico-sanitário da farinha de piracuí. Foto: Vanessa Monteiro
Endrew Cordovil, também do campus Belém, apresentou um trabalho sobre a utilização de sementes como forma de promover a educação ambiental para alunos do ensino fundamental. “Nós vamos nas escolas e apresentamos para as crianças os diferentes tipos de sementes, a importância delas e os usos. Enquanto aplicamos atividades em que eles podem pintar e colar, eles aprendem a identificar as sementes e reconhecer a importância delas para o meio ambiente”, disse.
As atividades também tiveram grande participação dos alunos dos demais campi da Ufra, como é o caso de Josué Brito, que veio do campus de Tomé-açu a Belém apresentar mais de uma pesquisa, entre elas o resultado do trabalho de conclusão de curso do universitário. A pesquisa, apresentada no VII Seminário de Ensino, busca apresentar os fungos de uma forma lúdica para crianças em idade escolar e resultou em um álbum de figurinhas, recurso didático para que as crianças possam brincar e aprender ao mesmo tempo.
“Essa já é a terceira versão, eu sempre gostei muito dos álbuns da Copa quando era criança e achei que as crianças iam gostar também. Elas adoraram, trocavam figurinhas entre si, faziam perguntas e ficavam felizes quando completavam todo o álbum”, disse.
Aluno desenvolveu catálogo de figurinhas para que crianças aprendam sobre fungos. Foto: Vanessa Monteiro
Alguns alunos enfrentaram até 14 horas de barco só para participar do evento, como foi o caso de Carlos Eduardo Gama, aluno do 5 semestre do curso de Medicina Veterinária. Ele veio de Portel, no Marajó, onde o curso é ofertado pela Ufra a partir do programa Forma Pará. “O que mais gostei do Conecta foram as apresentações de trabalhos, nesse momento a gente pôde dialogar com os pesquisadores de várias áreas. Participar do Conecta foi incrível, nesse período do evento pude vivenciar um pouco do que a UFRA tem a oferecer, ser um aluno fora da sede tem seus desafios, mas o Conecta oferece algo que vai além de toda troca de conhecimento e experiências, me senti muito acolhido por todos os professores, funcionários e estudantes, a oportunidade de estar no Conecta e dialogar com essas pessoas incríveis faz a gente esquecer todos os desafios que foi chegar ao evento, isso faz todo o esforço valer a pena”.
Alunos avaliaram dados da notificação de raiva no município de Portel. Foto: arquivo de Carlos Eduardo
Juntamente com a aluna Nellyse Dantas, também de Portel, o trabalho apresentado foi “Notificação da Vacinação Antirrábica no Município de Portel, Região do Marajó”, integrando o IV Seminário de extensão e que trouxe um estudo sobre o surto de raiva humana ocorrida em Portel em 2004 e avaliou os dados da notificação de indivíduos que tiveram contato com animais, como cães, gatos, morcegos, macacos e outros possíveis transmissores de raiva para humanos. “Devido a isso foi necessário realizar o protocolo de vacinação. Com isso buscamos falar sobre a importância da atuação do médico veterinário nas cidades do interior do Pará e demonstrar a importância das medidas de prevenção no combate a zoonoses”, disse. Além de Carlos Eduardo, outros alunos que vieram de Portel tiveram tiveram trabalhos aprovados no evento.
Universitários viajaram 14 horas de barco para participar do IV Conecta. Foto: arquivo Carlos Eduardo
Lucas do Rosário, do campus Capanema, mostrou que a ciência está principalmente em temas cotidianos e populares, como o Carnaval. Unindo a folia, moda e educação ambiental, Lucas apresentou uma revisão da literatura do que vai ser seu trabalho de conclusão de curso. “Meu objetivo é desenvolver um trabalho nas escolas, com adereços e roupas com materiais recicláveis. É o meu projeto de TCC e a primeira vez que participo apresentando, o que me deixa muito feliz”, disse.
Texto: Vanessa Monteiro, jornalista, Ascom Ufra.
Redes Sociais