Ufra inicia terceira fase da parceria com universidade e empresa chinesa
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) segue fortalecendo a parceria com as chinesas Universidade de Hohai e a empresa Zhuhai Sino-Lac Supply Chain. Nesta quinta-feira, 17, no campus Belém, foi realizado o pré-lançamento da plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana. Na ocasião também foi assinado um acordo de cooperação com a prefeitura de Bragança para o uso dos biofertilizantes, objeto de estudo entre a Ufra e a China.
Representante da empresa Sino-Lac Amazônia, Marcius Santos, explica que a parceria entrou em uma nova fase. “A primeira fase, basicamente, foi os acordos de cooperação entre as duas universidades. A segunda fase foi mandar a primeira amostra, para fazer os primeiros testes em pequena escala. Agora a terceira fase consiste na consolidação de toda a parceria e a prospecção de parceiros no âmbito de municípios, para que quantidade significativa de biofertilizantes sejam aplicados em áreas maiores, a fim de que se possa criar um modelo de recuperação de área degradada para os solos da Amazônia”, afirmou.
No final de outubro, um navio com contêineres com 75 toneladas de biofertilizantes chegará ao porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, Região Metropolitana de Belém. O biofertilizante será levado para a Ufra e depois entregue aos municípios parceiros.
Um dos municípios parceiros é Bragança, no nordeste do Pará. O prefeito eleito do município e atual vice-prefeito, Dr. Mário, esteve no campus Belém para assinar a carta de intenção para a celebração de acordo de cooperação técnica entre o município e a universidade, visando a promoção ações conjuntas para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão.
“Nós estamos nessa construção desde 2017, duas gestões do prefeito Raimundo, que é o prefeito atual, e essa parceria serve para a extensão, a graduação, mas também para a utilização de biofertilizante em área degradada do município de Bragança. Então, essa parceria validando o material através da Ufra nos dá a segurança de que nós estamos numa caminhada de parceria ampla, não só nessa área, mas em diversas áreas através da reitora. Então, a parceria é com esses biofertilizantes que vêm da China”, comentou o Doutor Mário.
Segundo a reitora da Ufra, professora Herdjania Veras de Lima, as 75 toneladas do biofertilizante serão usadas para expandir as áreas de pesquisa. “Com foco agora em áreas voltadas para recuperação de áreas degradadas e agricultura familiar. Hoje nós assinamos um protocolo de intenção com o município de Bragança, justamente para que o município seja uma das nossas áreas testes”, disse.
Reitora da Ufra, Herdjania de Lima, e Zhu Chuangxin, CEO da Sino-Lac
A reitora da Ufra também explicou o papel da universidade nesta etapa da parceria com o lançamento da plataforma na China. “Essa comitiva que está visitando o Brasil agora está fazendo esse pré-lançamento desta plataforma integrada a serviços econômicos e comerciais entre a China e a América Latina, especialmente no projeto do Brasil. E nesse momento a Ufra entra como uma instituição que vai validar os produtos, especialmente produtos vindos para a agricultura brasileira, como, por exemplo, o biofertilizante”, afirmou.
A Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana tem como objetivo desburocratizar o comércio internacional, facilitando a entrada de produtos agrícolas, pesqueiros e pecuários na China.
Líder da comitiva chinesa no Brasil, Zhu Chuangxin, CEO da Sino-Lac, destacou a parceria com a Rural. “Depois dessa, gostaríamos de ter mais cooperações no futuro. Produzindo mais para servir a todos, para servir bem todos os povos e aumentar a qualidade dos produtos. Também para o povo chinês que desfruta dos produtos agrícolas da Amazônia.”
Zhu Chuangxin também lembrou do acordo de intercâmbio entre a Rural da Amazônia e a universidade chinesa. “A Ufra e Hohai já assinaram o acordo de cooperação dos estudantes e esperamos que eles tenham essa oportunidade de ir à China conhecer e poder trazer a tecnologia da China pra cá. Com o apoio da reitora e de todos vocês, nós vamos ter um futuro muito brilhante”, afirmou.
Fotos: Mariane Smith, Ascom Ufra
Texto: Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra
Redes Sociais