Ufra recebe III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - 01/10
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) receberá, no dia 01 de outubro de 2024, a III JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA (JURA). A Jornada é um movimento que ocorre anualmente nos institutos e universidades do Brasil, com o objetivo de debater a importância da reforma agrária popular, sua relação com a universidade, além de oportunizar o acesso às produções agrícolas e a pluriatividade presentes e produzidas nos assentamentos de reforma agrária.
A realização da JURA na instituição culmina uma trajetória de atividades interinstitucionais que agrega a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Também participam outros movimentos e organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Organizações Sociais e Sindicais do Campo, Águas e Florestas, Núcleo Agrário do Ministério Público do Estado do Pará, Núcleo das Defensorias Públicas Agrárias do Estado do Pará e Comissão de Direito à Educação da OAB Pará, entre outros parceiros.
No âmbito da Ufra, o JURA conta com o apoio de diversos docentes, Núcleos, Grupos e Programas.
As INSCRIÇÕES podem ser realizadas através do SIGAA, no link:
https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3715
PROGRAMAÇÃO:
Manhã
8h30 – Acolhida
1) Mística de Abertura (MST, MAB, MAM, UFRA)
2) Mesa Institucional: MST, Prof.ª Dr.ª Dayana Souza (Coordenação JURA), Prof.ª Dr.ª Antônia Bronze (PROEX/UFRA).
9h - Roda de Conversa - “Agroecologias para o Bem Viver: produção e consumo sustentável para o campo e para a cidade”.
Dialogadores: Raimundo Nonato Filho (MST), Sueyla Malcher (MAB), Prof. Breno Rayol (UFRA/CAIPORA), Prof.ª Dr.ª Tatiana Sá (EMBRAPA), Prof. Gabriel Resque (UFRA/NEA) – Mediador.
11h – Cineclube Jambu Sideral - Vídeo sobre justiça climática/MST – Mediador: Prof. Breno Rayol (UFRA/ICA/CAIPORA), Prof. Nelson Marques (UFRA/ICIBE/CEDA).
Tarde
14h – Mística
14h30 - Roda de conversa “Educação e Justiça Ambiental: vivências educativas compromissadas com a humanização e o desenvolvimento socioambiental sustentável”.
Dialogadores: (MST), Miguel Cantanhede Dantas (MAB), Prof. Oscar Barros (FPEC/UFPA), Luiz Mendes (LUTARR/UFRA), Prof. Antônio Silva e Prof.ª Rosângela Silveira (Escola Fazendinha Esperança), Prof.ª Ana Lídia Nascimento (UFRA) – mediadora.
17h – Encerramento e organização dos agricultores para deslocamento ao assentamento.
Redes Sociais