Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Ufra campus Tomé-Açu recebe nota máxima do MEC
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Tomé-Açu da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) recebeu a Nota 5 do Ministério da Educação (MEC), referente à avaliação in loco ocorrida no período de 23 a 25 de setembro de 2024, para fins de reconhecimento de curso. A nota, pontuação máxima, em uma escala que vai de 1 a 5, representa excelência do curso segundo o MEC.
Os avaliadores atribuem notas de acordo com requisitos como corpo docente qualificado, estrutura, grade curricular, dentre outros, baseados em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura.
Para a coordenadora do curso, professora Lenise Chagas Rodrigues, a nota 5 foi fruto de um esforço coletivo. “A união, comprometimento e dedicação de todos foi fundamental para termos êxito em nossa tarefa. Buscamos o envolvimento dos alunos, técnicos e professores nas atividades propostas e desenvolvidas pelo curso, visando à contribuição coletiva”, disse. A coordenadora destacou, ainda, que buscou dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela coordenadora que lhe antecedeu no cargo, professora Aline Medeiros. “Busquei dar continuidade ao trabalho executado pela professora Aline Medeiros, que me antecedeu no cargo e esteve a frente do curso no ano de 2018, ocasião em que também obtivemos a nota 5”. Lenise destaca, também, a importância do conceito de excelência atribuído ao curso para a universidade, comunidade acadêmica e sociedade. “Nossos alunos poderão usufruir dos benefícios que este conceito representa, abrir portas de outras instituições para maior qualificação em pós-graduação de nossos egressos, recomendações profissionais de uma instituição e curso bem avaliados pelo MEC”, finaliza.
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Ufra campus Tomé-açu foi implantado no ano de 2014, como parte do projeto de ampliação do campus. A primeira turma teve início em 2015, em sede provisória. Já no ano de 2017 as turmas passaram a funcionar na sede definitiva do campus. A colação de grau da primeira turma foi realizada no ano de 2019. Desde então, o mercado de trabalho, tanto a nível local, regional quanto nacional, conta com a atuação de profissionais formados pelo curso.
Confira os conceitos atribuídos ao curso, por dimensão:
Organização didático-pedagógica - 4,89
Corpo docente e tutorial - 4,67
Infraestrutura - 4,70
Redes Sociais