Programa Ufra Comunidade inicia turmas de natação, hidroginástica, futsal e musculação terapêutica
Promover a saúde e o bem-estar da comunidade interna e externa da Universidade Federal Rural da Amazônia, esse é o principal objetivo do Ufra Comunidade, um programa institucional da Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com o Instituto Internacional Socioambiental do Brasil (IISAB). As aulas inaugurais de hidroginástica e natação ocorreram nesta segunda-feira, 9. O programa também está promovendo aulas de futsal e musculação terapêutica. Todas as atividades são gratuitas.
O programa Ufra Comunidade irá ocorrer no complexo esportivo do campus Belém, que envolve quadra, campo de areia, ginásio e piscina, que passou por reforma e foi entregue no aniversário da universidade, em abril. “Retomando com as atividades da piscina, fizemos uma reforma e a piscina está plena para o uso da comunidade. Esses cursos que nós implementamos junto ao IISAB, como parceiro, vem trazendo qualidade e uma lógica do esporte e saúde para a comunidade”, comentou a pró-reitora de extensão, a professora Antônia Bronze.
As inscrições para as aulas de natação e hidroginástica ocorreram em agosto. Junto com as demais atividades que serão desenvolvidas, cerca de 700 pessoas se inscreveram no Ufra Comunidade. “Ele é um programa muito importante, porque além da comunidade externa, ele abrange também a comunidade interna da Ufra, com os técnicos, docentes, discentes e todos os servidores que querem fazer esses esportes dentro da universidade, que tem vários horários e várias turmas ao longo do dia e também no início da noite, para pegar aquelas pessoas que também queiram fazer essas atividades após sair o seu horário de trabalho”, afirmou a pró-reitora.
A professora também destacou que os cursos são gratuitos. “Isso é o mais importante, você ter um curso de natação de qualidade com acompanhamento de um profissional capacitado na área da educação física, que é trazido pelo IISAB, com acompanhamento da Ufra, isso é maravilhoso, é um programa que tem muita relevância para nós enquanto Ufra, promover o bem-estar da comunidade que nos acolhe”, disse.
Celina Sousa, 61 anos, moradora da Terra Firme, é aluna de hidroginástica e diz que antes tinha que ir até o SESI, na Almirante Barroso, para poder realizar a atividade. “Graças a Deus, estou muito feliz de começar aqui. Antes fazia no SESI. Como eu tenho problema de artrose, a minha médica recomendou essa atividade e agora vou começar aqui. É mais fácil, fica perto da minha casa também. É maravilhoso”, afirmou.
Moradora do bairro da Terra Firme há 34 anos, a bióloga Cidia Costa, 59 anos, também iniciou nesta segunda com a hidroginástica e destacou a importância das instituições em abrir as portas e oferecer serviços à comunidade. “É muito bacana. Não só pela questão da saúde, que é super importante, mas a socialização, as pessoas perceberem que as instituições estão aqui exatamente para isso, para estar oferecendo serviços para a comunidade e que a gente possa usufruir o máximo possível disso. Que isso se expanda para outras instituições e que esse projeto cresça mais ainda, que venham mais pessoas da comunidade. Então, em nome da comunidade, eu agradeço muito pela Ufra voltar a ter esses serviços, especialmente aqui a piscina, com a hidroginástica e a natação, que é muito importante tanto para os mais idosos, quanto para as crianças que também participam. Então, muito obrigada em nome da comunidade das meninas e dos meninos que participam aqui do projeto”, afirmou.
A reitora da Ufra, professora Herdjania Veras de Lima, agradeceu a Proex pelo trabalho desenvolvido e ressaltou a importância do papel social da universidade. “Primeiro, queria agradecer à equipe da Proex, que através da parceria que fechou com o Instituto IISAB, conseguiu resgatar a piscina, especialmente hoje que nós estamos inaugurando e dando início a todas as aulas dentro desse espaço. Isso é muito importante, abrimos a piscina não só para quem é da Ufra, para quem trabalha e estuda aqui, mas para a comunidade. Eu acho que é muito importante a universidade tem que fazer o seu papel social, especialmente aqui no bairro da Terra Firme, que é o nosso vizinho, que a comunidade possa usufruir da nossa estrutura. É importante essa aproximação da universidade, não só agora aqui com os idosos, mas com os jovens também, despertando o interesse deles para serem nossos futuros alunos”, disse.
“A nossa universidade cada dia mais tem aberto as portas para a comunidade. A comunidade identifica isso na Ufra e para a gente é muito bom e muito satisfatório, não só exercer com excelência as atividades de ensino e pesquisa, mas também a extensão voltada para a comunidade”, afirmou a reitora.
Adriana Cordeiro, presidente do IISAB, destacou que em breve o projeto também irá promover outras modalidades esportivas, além de cursos profissionalizantes. “Hoje nós começamos aqui a desenvolver o nosso projeto na Ufra. Iniciamos com a abertura da natação da hidroginástica e já está acontecendo também o futsal e musculação terapêutica. Provavelmente, até o final deste mês, nós já vamos estar desenvolvendo alguns cursos profissionalizantes e acredito que possa ajudar muito aqui o nosso bairro da Terra Firme.”
Texto: Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra
Redes Sociais