Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Enactus Ufra conquista 7 prêmios em evento nacional de empreendedorismo social
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Enactus Ufra conquista 7 prêmios em evento nacional de empreendedorismo social

  • Publicado: Terça, 20 Agosto 2024 11:31
  • Última Atualização: Terça, 20 Agosto 2024 11:42

 

WhatsApp Image 2024 08 20 at 11.24.27

 

O time Enactus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) foi destaque em mais uma edição do Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb) conquistando 7 prêmios, dentre eles, o primeiro Time Destaque do Ano. O evento ocorreu no mês de julho, em São Paulo.

O time da Ufra é o primeiro vencedor da categoria Time Destaque da Enactus Brasil. O prêmio criado este ano tem como objetivo reconhecer os times mais engajados e envolvidos com os programas desenvolvidos pela Enactus Brasil e que por meio deles estruturaram projetos com impacto positivo consolidado para gerar mudanças em nossa sociedade.

Para a líder da Enactus Ufra, Ingrid Lorena, essas conquistas representam o reconhecimento do compromisso do time com o empreendedorismo social na região Amazônica. “Ser nomeado Time Destaque do Ano 2024 é muito significativo, pois valida nossa dedicação e esforço em capacitar as comunidades, além de criar soluções que realmente transformam vidas. Essa vitória reflete o esforço coletivo da equipe e as parcerias que construímos até aqui, além de proporcionar aprendizados e experiências duradouras que impactam positivamente a vida de outras pessoas por meio de nós estudantes”, disse.

Com o Projeto Empoderarte, a Enactus Ufra conquistou o Prêmio ODS 5, sobre o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

O Empoderarte visa o fortalecimento do empreendedorismo feminino e acompanha 30 mulheres empreendedoras de baixa renda que atuam na área da costura, artesanato e gastronomia. O projeto ensina marketing digital, uso de plataformas digitais, precificação e boas práticas de fabricação para mulheres. O projeto é realizado na Associação de Moradores da Área II (AMAD II), no bairro da Sacramenta, em Belém.

 

WhatsApp Image 2024 08 20 at 11.24.42

 

Líder do projeto e aluna de Agronomia, Jennifer Soeiro, diz que o prêmio representa um reconhecimento significativo para o projeto. “Destaca a importância do nosso trabalho na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres. Esse prêmio valida os esforços do projeto em criar oportunidades para que as mulheres possam expressar sua criatividade e alcançar independência econômica por meio da arte. Além disso, reforça nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mostrando que estamos no caminho certo para impactar positivamente a sociedade e inspirar outras iniciativas a seguirem a mesma direção”, disse.

Além de ser líder do Empoderarte, Jennifer também é diretora de marketing da Enactus Ufra, que ficou em segundo lugar no edital Marqueterie de Comunicação, que tem como objetivo engajar os times para o Eneb, mostrando o trabalho desenvolvido em suas comunidades locais. Os times são desafiados a divulgar suas ações por meio das mídias sociais e na imprensa.

“O maior desafio deste edital foi alinhar as estratégias de comunicação do projeto com os objetivos específicos do Marqueterie de Comunicação, garantindo que cada ação fosse não apenas criativa, mas também eficaz na transmissão da mensagem dos nossos projetos”, afirmou. Jennifer também falou que o segundo lugar serve como motivação para continuar. “Acredito que a Enactus Ufra conquistou o segundo lugar no Brasil devido à combinação de inovação, impacto social real e uma estratégia de comunicação bem planejada. Nosso time se dedicou a entender profundamente as necessidades da comunidade que atendemos, desenvolvendo soluções criativas e eficazes.”

Na primeira edição do Desafio Universitário, promovido pela Enactus Brasil em parceria com o inpEV, a Ufra foi Top 5. O desafio é alinhado com dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o ODS 4, sobre educação de qualidade, e ODS 12, sobre consumo e produção responsável.

O objetivo desse prêmio é o incentivo a atitudes empreendedoras e educacionais, entre os estudantes, e o aprendizado sobre gestão adequada de resíduos, economia circular e estímulo à adoção de práticas de educação ambiental, aos professores conselheiros da Enactus em todo o Brasil.

Os estudantes da Ufra também ganharam como o time com o maior número de trabalhos acadêmicos aprovados no II Simpósio Nacional de Extensão (II SINEX) - IX Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil (IX SNESEB). Foram 13 trabalhos aceitos, 5 deles apresentados em formato de pôster.

 

WhatsApp Image 2024 08 20 at 11.25.01

 

O time da Ufra foi semifinalista da Liga Principal da Enactus Brasil e também conquistou o prêmio de Destaque na categoria Paixão no II SINEX - IX SENESEB como o projeto "Uma Solução Viável para o Entrave Socioambiental do Descarte de Garrafas PET", que foi apresentado pelo aluno de Agronomia, Haroldo Lobo, que chegou no Top 3 Universitário do Ano, sobre isso o estudante comentou que “é o resultado do compromisso que assumi de propor e engajar medidas que estimulem padrões sustentáveis de produção e consumo, de modo a assegurar a sustentabilidade e a competitividade da economia da nossa região.”

“Como integrante da Enactus Ufra, grupo de empreendedorismo social da única Instituição Federal de Ensino Superior que carrega a Amazônia em seu nome, compreendi o papel que todos nós temos na construção de um futuro mais justo para as gerações presentes e futuras. Olhamos para o copo meio cheio, e não meio vazio, pois estamos olhando para um cenário que podemos alterar. O momento em que nos encontramos é decisivo e, como humanidade, ainda temos a chance de acertar”, afirmou Haroldo.

Natalia Guarino é professora conselheira da Enactus Ufra e atribui a conquista de todos esses prêmios no Eneb 2024 à vontade e ao empenho de todos do time. “Quando concorremos aos prêmios de marketing e aluno do ano, por exemplo, nos revezamos para alcançar índices quase inalcançáveis. Para as idas aos projetos, todos tinham cronogramas e missões a cumprir e entregavam com excelência. Todos se empenharam. O time estava muito bem presidido, com diretores bem alinhados e planejamento em dia. Vamos torcer para que os resultados permaneçam com a troca de liderança”, disse.

Não é a primeira vez que o time da Ufra se destacou no Eneb. Em 2023, venceu como Time Revelação e conquistou o prêmio ODS2, de reconhecimento pelo Projeto Horti-Firme. O Enactus Ufra ainda chegou em mais duas finais: Prêmio de Inovação Social e Liga Rookie. O Evento Nacional Enactus Brasil ocorre todos os anos em julho.

A Enactus se encontrou com a reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima, e levou os prêmios conquistados nas últimas duas edições do Eneb. “Ver a quantidade de prêmios que eles trouxeram para a nossa instituição, fruto do empenho e dedicação, mostra como a nossa universidade tem se destacando no cenário nacional. Então fico muito feliz pelo destaque dos nossos alunos, pelo crescimento profissional deles e pelas oportunidades. Esses prêmios não são apenas para eles, são para todos nós da Ufra. Também servem como incentivo para os nossos alunos que pensam em fazer a diferença e poder transformar o mundo. Então a transformação é possível e eles estão mostrando aqui com todos esses prêmios, frutos da transformação que eles vem fazendo aqui na Ufra e ao redor da nossa instituição”, afirmou a reitora.



Texto: Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra

 

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil