Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Chinese (Simplified) English French Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Calouros 2024 participam de semana de recepção na Ufra
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Calouros 2024 participam de semana de recepção na Ufra

  • Publicado: Terça, 30 Julho 2024 15:54
  • Última Atualização: Terça, 30 Julho 2024 15:54

IMG 1312 1 1 1 11zon

 

Os novos alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) foram recepcionados pela administração superior na manhã desta terça-feira, 30, no campus Belém. O evento faz parte da Semana do Calouro que ocorre até o próximo dia 2 de agosto em todos os seis campi da Ufra. No momento foi apresentado um pouco da universidade e das pró-reitorias.

Os calouros foram recepcionados pela reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima, pelo vice-reitor, Jaime Viana, e eplas as pró-reitorias de Pesquisa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Proped), de Extensão (Proex), de Assuntos Estudantis (Proaes) e de Ensino (Proen).

Natália Souza, 19 anos, foi aprovada no curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e está com grandes expectativas para o curso. “Foi me oferecida essa oportunidade e espero que ocorra de forma incrível. Já tive um pouco de experiência trabalhando como aprendiz em empresa no mesmo ramo e gostei bastante, então pretendo seguir com o curso e almejar grandes coisas”, comentou.

A caloura já frequentava a Ufra levando os seus animais para consulta no Hospital Veterinário (Hovet) e agora entra como universitária. “Já tive contato com a turma, veteranos, professores, coordenador de curso e foi muito bom. Foram bem receptivos, mais do que eu esperava, pois devido a greve achei que tudo iria ficar bem complicado, mas eles foram bem acolhedores com a gente.”

Caloura do curso de Pedagogia, Iza Ferreira, 20 anos, foi aprovada no Processo Seletivo Próprio (Prosel) da Ufra e busca a melhor formação para ser uma profissional de qualidade no futuro. “Espero que seja um bom período de formação, aprenda muito com os professores e pró-reitores e tenha muitas oportunidades para atuar depois que sair daqui formada. Então, espero adquirir bastante conhecimento para que no futuro possa passar para os meus alunos de forma adequada”, afirmou.

Em 2023, a Ufra e o curso de Pedagogia foram avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e isso empolga a caloura que não espera a hora de iniciar o curso. 

“É excelente. É um curso novo que cresceu muito rápido dentro da instituição, então tem algo bom, significa que tem muito interesse dos professores, dos reitores, dos alunos, então eu acho que é bem interessante”, exaltou Iza.

Gabriel Moraes, 20 anos, é calouro de Engenharia Florestal e entrou na Rural por meio do Sisu. “Espero que seja um espaço que nós consigamos crescer profissionalmente e ganhar mais maturidade, pois pra quem sai do Ensino Médio e vai direto pra faculdade é um pouco difícil”, comentou o calouro que já participou de atividades do curso visitando as áreas de mata da Ufra.

Representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Proped), a professora Luciana Martins, gerente da Divisão de Projetos e Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (DPPDT), destacou a importância da pesquisa para os alunos e explicou um pouco sobre o programa de iniciação científica. “Não existe desenvolvimento social e econômico se não tiver associado a ciência e a educação. A Proped se esforça para cumprir essa missão, desenvolver pessoas com essas habilidades e os alunos de iniciação científica são a base dessa estrutura para que nós possamos ter uma pesquisa de excelência”, afirmou.

A professora e pró-reitora de Extensão (Proex), Antônia Bronze, explicou que a extensão faz parte de um tripé juntamente com as pró-reitorias de ensino e pesquisa. “A função da pró-reitoria de extensão é promover o diálogo da universidade com a sociedade em que estamos inseridos, para dialogar sobre os problemas das empresas, problemas do campo, juntamente com o ensino e a pesquisa, não tem como dissociar”, comentou.

A professora Antonia Bronze explica que a pró-reitoria tem o lado do esporte, cultura e lazer e que recentemente reestruturou a piscina da Ufra para cursos de natação e hidroginástica. A Proex também tem escolinha de futebol, balé, handebol e vôlei. 

A pró-reitora também destacou a importância das mulheres na administração da universidade. Além da professora Herdjania Veras de Lima ser a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora, a maioria das pró-reitorias são comandadas por mulheres. Das sete pró-reitorias existentes na Ufra, cinco delas têm mulheres à frente.

O professor João Almiro, pró-reitor de Ensino (Proen), destacou as avaliações dos cursos da Ufra. “Ano passado fizemos uma atualização completa dos cursos da universidade, modernizamos e deixamos os cursos super bem avaliados junto ao MEC. Hoje praticamente todos os cursos da Ufra são nota máxima. Cursos de excelência. Isso pra vocês é uma garantia”, afirmou.

O pró-reitor também falou das diversas bolsas que a Ufra disponibiliza para os alunos terem uma renda para se manter no curso para evitar a evasão da universidade.

O professor Vinicius Barbosa, representando a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), falou sobre os serviços oferecidos aos alunos como atendimento psicológico, pedagógico, serviço social e de nutrição.

Vinicius Barbosa também explicou como funciona o Restaurante Universitário (RU). “Aproveitem o restaurante. Nós temos um bom serviço de fornecimento de alimentos atualmente. Nós temos o jantar, graças a reitora, nós conseguimos implementar o jantar no semestre passado”, afirmou o professor que destacou também as bolsas e auxílios ofertados pela pró-reitoria.

Jaime Viana, vice-reitor da Ufra, comentou sobre a avaliação máxima da Ufra junto ao MEC e disse que isso é motivo de orgulho. “Isso está se repetindo nos cursos, que estão sendo avaliados, no ensino praticado pela Ufra. É motivo para a gente entrar na Ufra em um momento como esse e sentir orgulho. Nem sempre a excelência de uma universidade está no melhor auditório, na melhor quadra, na melhor sala, não, ela está naquilo que se propõe, ou seja, passar um ensino de qualidade”, afirmou.

 

IMG 1295 2 11zon

 

A reitora da Ufra, professora Herdjania Veras de Lima, que é oriunda de escola pública, lembrou seu tempo de faculdade. “Sou agrônoma de formação. Precisei de todos os benefícios que a universidade poderia me dar. Morava na residência estudantil e confesso que era por falta de opção. Tem coisas que eu não consigo comer de tão ruim que era a alimentação e por isso nós buscamos fazer a diferença aqui na universidade e poder oferecer um alimento de excelente qualidade”, comentou.

A reitora falou da importância das bolsas e dos auxílios para os universitários manterem os estudos. “O compromisso de vocês é estudar, não faltar. Não posso dar uma bolsa para aquele aluno que é reprovado por falta e deixar o outro que está aqui sem bolsa. Mesmo com os poucos recursos que a gente recebe, nós estamos aumentando a quantidade de bolsas e o tipo de bolsa também. Nós queremos que vocês venham e façam a diferença”, disse a reitora..

Herdjania também lembrou dos alunos do turno da noite que reclamavam que não havia transporte público na saída. “Nós colocamos o ônibus da universidade a disposição e ele pegava os alunos aqui e deixava em São Brás. Então também é nossa missão. Jamais iríamos deixar os nossos alunos na porta da universidade à noite.”

“Ainda não temos uma estrutura perfeita, ainda temos muita coisa pra fazer, mas o fato de elevar o nosso nível de qualidade, do alto nível dos professores, dos técnicos, dos profissionais que a gente tem, nos dá a certeza que nós iremos conseguir ter essa estrutura grande, não tenho dúvida disso”, afirmou.

“Vocês não são qualquer um, porque já passaram várias barreiras para estar aqui. Muitos outros gostariam de estar aqui no lugar de vocês, que são privilegiados por estar em uma universidade pública, federal, gratuita e que ainda investe para que vocês estudem. Vocês são pessoas privilegiadas, então busquem fazer a diferença”, aconselhou a reitora.

A programação completa da Semana do Calouro pode ser conferida no site da Proen. Neste link: https://proen.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=177&Itemid=355 

Texto e fotos: Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra.

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil