VETKids abre a programação do stand da Ufra na 76ª SBPC
Foi só colocar a máscara, luva e toucas que a experiência de ser um médico-veterinário mirim começou a funcionar para as crianças que visitavam o stand da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) na 76ª reunião da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC), em Belém. A atividade foi oferecida pela Ufra a partir do VetKids, durante o primeiro dia de funcionamento da Tenda SBPC Jovem, nesta segunda-feira (08).
No VetKids, as crianças puderam participar de dinâmicas com animais de pelúcia, assumindo o cargo de médico- na situação. Em um dos casos analisados pelos mini-médicos foi possível cuidar de um cãozinho de pelúcia que simulava ter umas das patas quebradas. Elas olharam o raio-x, aprenderam a fazer curativo e ao lado dos estudantes de veterinária viram como seria para aplicar um medicamento. Outras atividades incluíram saber mais sobre o vírus da raiva; sobre a ovoscopia (avaliar ovos férteis ou não) e até ordenhar uma vaca de brinquedo.
“É muito importante trazermos isso para as crianças de uma maneira lúdica. Elas se divertem e muitas vezes chegam e compartilham o que aprenderam com a família e com os amiguinhos. Elas vão disseminar esse conhecimento de uma maneira correta, desde o descarte de lixo e de como tratar um animal, até se podem deixar eles presos na coleira ou se isso é maus tratos. Essas crianças mostram para as famílias como elas aprenderam e levam essas informações para além da Universidade”, diz a estudante de medicina veterinária, Giovanna Borges.
A psicóloga, Glaucy Costa, esteve presente no evento junto de suas filhas: Alice de sete anos, Cecília de oito anos e Júlia de onze anos. “Achei uma ótima ideia trazer essas atividades para cá. Principalmente para a Alice, que já decidiu que quer ser médica-veterinária. Para ela está sendo super legal porque ela tá fazendo uma imersão na experiência de ser veterinária, de forma lúdica e bem atrativa”, diz a psicóloga.
O VetKids é uma das atividades do Grupo GAIA (Livestock Health and Reproduction Research Group) e do Programa de Educação Tutorial em Medicina Veterinária (PETVET). Além da experiência de médico-veterinário mirim, no stand também era possível conhecer sobre cuidados com os animais, zoonoses e segurança alimentar, além de informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Ufra. Para o professor Rinaldo Viana, tutor do PETVET e um dos líderes do grupo Gaia, o evento é uma oportunidade de divulgar o que está sendo produzido na universidade. "O VetKids visa formar um cidadão mais consciente e tem também como pano de fundo o despertar da criança a se interessar pela medicina veterinária". O professor explica que as escolas, feiras e eventos que quiserem a participação do VetKids é só entrar em contato pelo perfil dos projetos @petvet e @gaia.ufra
Todos os dias a programação no stand da Ufra será diferente, para mostrar à comunidade o máximo de projetos possíveis. Nesta terça-feira (09) é a vez dos projetos vinculados ao PPGAgro.
Tenda SBPC Jovem
Além do stand da Ufra, projetos da universidade também estão localizados em outros stands na tenda, como o projeto SARndbox, do curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura, apresentado no stand Sistema Terra. E o de tecnologias sociais voltadas para a aplicação em escolas.
Ufra na SBPC
A programação da 76° da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ocorre até o dia 13 de julho e é aberta ao público. A Ufra estará presente durante todo o evento com apresentações de projetos, banners, pôsteres, oficinas, entre outras atividades. Confira no link: https://novo.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3734&catid=17&Itemid=121
Texto: Júlia Marques e Vanessa Monteiro, jornalista, Ascom
Fotos: Vanessa Monteiro
Redes Sociais