Emevep Jr. realiza “XXV Curso do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT)”
A Empresa de Medicina Veterinária Preventiva Júnior (Emevep Jr) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém, promoverá, entre os dias 24 e 27 de junho de 2024, o “XXV Curso do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT)”. A programação, que ocorre anualmente, trata-se de um curso teórico-prático que busca oferecer treinamentos em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e da tuberculose bovina e bubalina. “O objetivo do curso é habilitar os médicos veterinários do Estado do Pará e adjacências para a realização de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose”, explica o professor Alexandre do Rosário Casseb, médico veterinário e coordenador do evento.
As aulas práticas do curso ocorrerão na sede da Emevep Jr., na Ufra campus Belém, e a parte prática será realizada na Fazenda Itaqui localizada no município de Castanhal. O curso é voltado para médicos veterinários ou para estudantes de medicina veterinária próximos de finalizar o curso diante da apresentação de uma declaração de provável conclusão do curso. Para participar é necessário que os profissionais apresentem o número de cadastro do Conselho Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CRMV).
O professor Alexandre do Rosário Casseb explica que a brucelose e a tuberculose são doenças bacterianas que causam grandes perdas econômicas por atingir bovinos e bubalinos no país. “O controle dessas doenças trará enormes benefícios econômicos à produção de carne e leite dos bovinos e bubalinos, assim como evitará o aparecimento de tuberculose humana transmitida por animais, assim como a brucelose humana que também é transmitida por esses animais”, diz.
O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal - PNCEBT é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência dessas doenças, visando a erradicação. Com o auxílio das universidades públicas federais, o MAPA realiza esse curso com o intuito de padronizar os testes diagnósticos de brucelose e tuberculose em todo território nacional.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do SIGAA ou pelo site:
Mais informações no perfil @emevep_jr
Redes Sociais