Pint of science: Evento que leva ciência para espaços de lazer tem representantes da Ufra
O Pint of science, evento mundial de divulgação científica que leva cientistas para apresentarem pesquisas em bares, lanchonetes e restaurantes, chega a Belém e Ananindeua nos dias 14 e 15 de maio, com uma programação que tem quatro cientistas da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) entre os convidados.
No dia 14 de maio o professor Eduardo Paes (Isarh Ufra) conversou sobre "Mudanças climáticas e desmatamento, seus efeitos nas comunidades biológicas da Amazônia", às 20h15, no bar Égua do Boteco, bairro do Marco.
Em Ananindeua, onde o evento ocorre pela primeira vez, os pesquisadores se reuniram no bar Black Angus. No dia 14, a partir das 20h, o professor Israel Cintra falou sobre "A invasão do peixe leão no Atlântico Brasileiro" , seguido do pesquisador Victor Oliveira, que conversou com o público sobre Educação Financeira para um gole de cerveja". No dia 15, a partir das 20h, é a vez da professora Ana Silvia Sardinha falar sobre "A coruja Suindara e a lenda da Rasga Mortalha".
"Comunicar ciência para fora da universidade já e um desafio, e fazer essa adaptação para divulgar ciência em espaços que a gente nem imagina, como bares e restaurantes, é um desafio extra, mas também uma oportunidade de sensibilizar o público para questões do nosso dia e que a universidade também pesquisa", diz a professora Ruth Almeida, que coordena a edição em Ananindeua.
O Pint of Science teve início na Inglaterra em maio de 2013. O objetivo é aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível, estabelecendo um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida.
Esse ano o Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival, com 179 municípios de todas as regiões do país.
Redes Sociais