Terceiro Encontro Geral da Rede Amazônica de Pesquisa e Extensão Sustentável (RIZOMA) - 08/05
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) sediará, no dia 08 de maio de 2024, o Terceiro Encontro Geral da Rede Amazônica de Pesquisa e Extensão Sustentável (RIZOMA). A decisão foi deliberada durante reunião realizada no último dia 25, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA-UFPA). O encontro terá início às 8h30, no auditório do Pavilhão de Salas de Aula – Ufra campus Belém.
Na ocasião, serão realizadas oficinas para estruturação de comitês de trabalhos multidisciplinares, com a finalidade de conectar professores de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do município de Belém, de modo a impulsionar a pesquisa, a extensão e as diversas ações sustentáveis na região amazônica. Serão propostos eixos temáticos e linhas de pesquisas, por meio do cruzamento de informações dos grupos de pesquisas cadastrados no CNPq e as suas áreas de atuação.
A oficina será conduzida pela organização e trará atividades práticas, discussões em grupo e brainstorming, buscando identificar áreas de interesse, expertises e potencialidades da Rede. O objetivo principal da reunião é elaborar propostas de formação dos comitês, identificar as áreas de atuação e a definição de metas e estratégias de trabalho.
O encontro é aberto a todos os pesquisadores interessados, buscando promover atividades que ajudem os participantes na identificação de áreas específicas de atuação dentro da Rede, considerando habilidades, interesses e experiências. Com a realização da reunião, pretende-se encaminhar os grupos por facilitadores, para que trabalhem na definição de metas de curto e longo prazo, da mesma forma que busca-se elaborar um plano de ação com estratégias sólidas para que estas metas sejam alcançadas. Todas as ações serão realizadas considerando os desafios e oportunidades da região amazônica, como a COP-30, que será realizada em novembro de 2025.
A Rede RIZOMA continua em plena ampliação, passando a agregar novos integrantes interessados em construir trabalhos e atividades em conjunto, tendo como balizas a produção e a disseminação do conhecimento científico e acadêmico, a partir de questões estratégicas para a Rede, que são as Amazônias e seus povos.
Redes Sociais