Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretores de campi e institutos da Ufra são empossados para o período de 2024-2028
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Diretores de campi e institutos da Ufra são empossados para o período de 2024-2028

  • Publicado: Terça, 23 de Abril de 2024, 14h03
  • Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 14h28

Novos diretores de campi e institutos da Ufra

Diretores de 4 campi e 4 institutos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) eleitos para o mandato de 2024-2028, foram empossados na última quinta-feira, 18, em cerimônia realizada no auditório da Biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva, no campus Belém.

A votação ocorreu no dia 18 de março, por meio de urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os alunos de cursos lotados fora do município do seu respectivo campus, puderam votar de forma online por meio do Sistema Votanet do TRE.

A reitora da Ufra, professora Herdjania de Lima, avaliou positivamente as eleições deste ano. “Depois de muitos impasses jurídicos que tivemos, nós conseguimos organizar a comissão eleitoral e fazer essa eleição dos diretores. Pela primeira vez tivemos a oportunidade de utilizar as urnas eletrônicas em um processo democrático e com o apoio do TRE, não só para as urnas eletrônicas, mas também para o sistema online que foi disponibilizado para os discentes fora de sede. Na minha avaliação foi um sucesso e hoje nós celebramos a posse dos novos diretores com mandato para os próximos 4 anos”, afirmou.

Como funciona o modelo de eleição?

Nesta eleição, estavam aptos a votar 10.667 pessoas, sendo 9.920 alunos, 212 técnicos-administrativos e 535 docentes. Além dos alunos convencionais, também puderam votar alunos de especialização, pós-graduação, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Programa Forma Pará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Projeto Amapá.

Com base na Lei nº 9.192/1995, a eleição para as diretorias dos campi e institutos da Ufra adotou o modelo de voto proporcional, no qual os votos dos professores têm 70% do peso total, enquanto alunos e técnicos-administrativos têm 15% cada.

 

Confira os diretores de cada campus e instituto:

 

Campus Capanema

 

Joaquim Alves, a reitora Herdjania de Lima e Juliana Azevedo


Eleito com 62,31% dos votos, Joaquim Alves de Lima Junior será o diretor de Capanema até 2028, juntamente com a sua vice Juliana Simão Nina de Azevedo.

Joaquim já exercia o cargo de diretor pro tempore nos últimos dois anos. “Essa vitória é fruto de um trabalho que nós fizemos em nosso campus, um trabalho de comprometimento. Esse comprometimento teve como ideal alavancar a excelência de nossa universidade, principalmente de nosso campus, isso refletiu no apoio de docentes, discentes e técnicos, que nos apoiaram, mas tudo isso fruto de um trabalho feito nos últimos dois anos e que nós conseguimos executar de forma eficiente. A nossa meta é continuar o trabalho de engrandecimento do nosso campus, sempre comprometido com a excelência acadêmica”, afirmou.

 

Campus Capitão Poço

 Francisca Araújo e Pamela Reis, com a reitora da Ufra


A chapa formada por Francisca das Chagas Bezerra de Araújo e a vice Pamella Carolline Marques dos Reis Reis, que exerciam o cargo pro tempore, foi eleita em Capitão Poço com 41,61% dos votos.

“Nós assumimos a direção do campus em um momento bem difícil, que foi o retorno pós pandemia, mas nós temos tido uma boa relação com os docentes, com os técnicos. Nós estamos tentando fazer um bom trabalho, sempre com diálogo com os professores, com os servidores e nós estamos nos dedicando bastante. O nosso plano de trabalho é um projeto bem robusto para os próximos 4 anos, muito baseado nos documentos da universidade, que é o PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional], o PPI [Projeto Pedagógico Institucional]. Então nós queremos, realmente, executar um bom trabalho de acordo com a nossa proposta de campanha”, comentou a professora Francisca Araújo, que concorreu com outras duas chapas à direção do campus.

 

Campus Paragominas

 

Lilian Dias, Gustavo Ruffeil e Herdjania de Lima


Gustavo Antonio Ruffeil Alves e a vice Lilian de Nazaré Santos Dias foram eleitos como chapa única no campus de Paragominas.

“Nós fomos referendados, não teve nenhuma outra chapa, então é um exemplo de união do campus para o seu desenvolvimento. As metas para os próximos quatro anos é reestruturar o que foi depreciado e continuar avançando na excelência do campus, almejando novos cursos, novas áreas e cada vez mais a melhoria das notas de todos os cursos presentes no campus, além de melhorar a infraestrutura e assistência aos alunos”, disse o professor Gustavo Ruffeil que exercia o cargo de diretor pro tempore desde janeiro de 2023.

 

Campus Parauapebas


Com 54,48% dos votos, Rosana Maria do Nascimento Luz e o vice Perlon Maia dos Santos foram eleitos para a direção do campus de Parauapebas. Os professores não puderam estar presentes no último dia 18, no campus Belém, porém serão empossados no dia 7 de maio em cerimônia realizada no campus de Parauapebas.

 

Campus Tomé-Açu

 Aline Lima, a reitora Herjania de Lima e Bruna Fujiyama


Para direção do campus de Tomé-Açu, Aline Medeiros Lima e a vice Bruna Sayuri Fujiyama Valente foram eleitas em chapa única.

“A nossa chapa era Juntos Somos Mais, porque é isso que nós acreditamos, que quando nós temos o campus de Tomé-Açu unido, quando nós temos um campus onde todas as pessoas estão trabalhando para que as coisas aconteçam, não tem como dar errado. As coisas vão sair, vão acontecer e é trabalhar sempre com muito compromisso, com foco nas normas, dentro do que é estabelecido dentro da instituição e principalmente um olhar para as pessoas, é esse olhar humano, esse olhar para as pessoas, porque se a gente olha para cada um, a gente automaticamente olha para um todo”, comentou Aline Lima, que exercia o cargo de diretora pro tempore em Tomé-Açu.

 

Instituto de Ciências Agrárias (ICA)

 Rafael Viana, Gracialda Ferreira e a reitora da Herdjania de Lima


Gracialda Costa Ferreira e o vice Rafael Gomes Viana foram eleitos para a direção do ICA com 63,45% dos votos.

“A vitória é de um coletivo. Nós trabalhamos com todas as categorias, alunos, técnicos e docentes e todos se uniram em prol de um propósito que é retomar o ICA a sua condição original de uma referência em Ciências Agrárias na Amazônia, no estado do Pará e principalmente no Brasil. E a nossa gestão vai ser pautada exatamente nisso, de fortalecer os principais e primeiros cursos da Ufra, que é a Agronomia e Engenharia Florestal, e também colaborar com o fortalecimento dos outros cursos que a instituição conduz na formação de profissionais para serem inseridos no mercado, profissionais que mostrem a qualidade do ensino que a Ufra é capaz de fornecer para toda a sociedade”, afirmou a professora.

 

Instituto Ciberespacial (ICIBE)

 

Otavio Chase, Herdjania de Lima e Alex Zissou

Otavio Andre Chase e o vice Alex de Jesus Zissou foram eleitos com chapa única para a direção do Icibe.

“Eu já era o diretor pro tempore, antes desse cargo já havia sido coordenador do curso de engenharia ambiental da UFRA, entre 2011 e 2014, e com relação às nossas principais metas para os próximos anos frente ao Icibe é a melhoria da infraestrutura, com relação às demandas da comunidade acadêmica, melhor infraestrutura para alunos, professores, técnicos, assim como a criação dos novos institutos da Ufra, como o Instituto de Ciência da Educação e o Instituto de Ensino à Distância”, disse o professor Otavio Chase.


Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA)

 

Michele Silva e Herdjania de Lima, reitora da Ufra


Para a direção do Ispa, Michele Velasco Oliveira da Silva e José Ledamir Sindeaux Neto foram eleitos com 50,49% dos votos.

A diretora eleita, a professora Michele Velasco, exerceu o cargo pro tempore por 15 meses à frente do Ispa. “Eu acredito que o trabalho desenvolvido durante esse período nos fez chegar até aqui. Desenvolvemos diversos trabalhos. Hoje o Instituto está muito mais organizado e estamos desenvolvendo vários projetos, dentre eles, nós temos o ComVet, que é o nosso Complexo Universitário de Medicina Veterinária, que chegou no final dos 15 meses, mas já é um trabalho muito prolongado. A nossa pretensão para esses quatro anos é que nós continuemos no desenvolvimento dessas metas dos nossos trabalhos. Nós tivemos 43 projetos na nossa campanha e pretendemos trabalhar em cada um deles durante esses quatro anos. Então é para o desenvolvimento dos nossos cursos de graduação, que são três cursos, Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Então o nosso trabalho é voltado para um Ispa cada vez melhor”, afirmou.

 

Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos (ISARH)

 

Suzana Araújo, Herdjania de Lima e Igor Hamoy


Com 54,83% dos votos, Igor Guerreiro Hamoy e a vice Suzana Romeiro Araújo foram eleitos para a direção do Isarh.

“Não foi uma vitória minha, foi a vitória de um grupo de professores que enxergam a universidade como que tem que ser, progressista, que tem que ter união e não tem que ter dicotomia. Então nós agregamos todos os professores em uma vontade que a Ufra cresça independente de opinião política, independente de opção, então a gente se une nesse prol. Então eu acho que o grande diferencial da nossa chapa, até chegar a vitória, foi a união, ouvir a todos, o diálogo, com a diferença de classes, e isso nos fortaleceu muito durante a eleição. A nossa principal meta é a captação de recursos com a infraestrutura. A Ufra vem perdendo suas estruturas por falta de manutenção há muitos anos. Então isso vem impactando diretamente a permanência do estudante, a permanência do professor, a pesquisa, o ensino, a extensão. Então a gente tem lutado para captar recursos junto à reitoria, junto a órgãos, CNPQ, CAPES, a deputados, enfim, quem puder ajudar a Ufra para que a gente consiga melhorar a infraestrutura que está muito ruim dentro da universidade. Então nosso maior desafio é infraestrutura e captação de recursos”, comentou o professor Igor Hamoy que também exercia o cargo de diretor pro tempore.

 

Texto e fotos: Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil