Ufra divulga listão do Prosel 2024
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) conheceu nesta sexta-feira, 19, os calouros do Processo Seletivo Próprio (Prosel). Foram mais de 6 mil inscritos para 1.105 vagas próprias em 42 cursos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.
O listão está disponível na página da Pró-reitoria de Ensino, em proen.ufra.edu.br.
Das 10 maiores notas gerais do Prosel 2024, 9 foram do curso de Medicina Veterinária e uma do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, todas do campus Belém. Confira os nomes:
1º - Luana Borges De Freitas - Medicina Veterinária/Belém
2º - Isabela Pinto Souza E Silva - Medicina Veterinária/Belém
3º - Flavio Alves Pereira - Medicina Veterinária/Belém
4º - Andrea Brabo Negrão - Medicina Veterinária/Belém
5º - Beatriz Cristina Da Silva Fampa - Medicina Veterinária/Belém
6º - Elisson Hiarley Raiol Costa - Engenharia Ambiental E Energias Renováveis/Belém
7º - Caio Neves Ribeiro - Medicina Veterinária/Belém
8º - Laura Vitória Rodrigues Marques - Medicina Veterinária/Belém
9º - Gabriel Penha Mesquita - Medicina Veterinária/Belém
10º - Allef Ayako Dos Santos Oliveira - Medicina Veterinária/Belém
A Ufra ofertou 2.240 vagas neste ano, divididas entre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com 1.135 vagas, e o Processo Seletivo Próprio, com 1.105. As vagas não preenchidas no Sisu foram acrescentadas ao Prosel.
Para a reitora da Ufra, professora Herdjania de Lima, o Prosel valoriza os candidatos do Pará. “É o segundo vestibular que nós estamos fazendo através do Prosel e tem sido muito importante pra nós. Porque todas as vagas que não são preenchidas no Sisu, elas estão sendo aproveitadas no Prosel e com isso nós estamos conseguindo preencher 100% das vagas aqui em Belém. Então isso é muito importante para a universidade e para a comunidade. O Prosel favorece a região, favorece quem é do estado do Pará e nós estamos muito felizes, possivelmente, nos próximos anos, até aumentando a quantidade de vagas do Prosel”, afirmou.
A Ufra passou 10 anos ofertando vagas apenas pelo Sisu, essa foi a segunda edição do Prosel. “Antes éramos 100% Sisu, mas não estava sendo tão proveitoso, pois fazíamos muitas chamadas e não conseguíamos preencher todas as vagas e agora o retorno para um processo seletivo próprio vem dando resultado”, comentou a reitora.
Victória de Menezes, 19 anos, foi até o campus Belém, viu o seu nome no listão e agora é caloura de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. “Ano passado eu fiz a prova do Enem mas eu não consegui, tinha acabado de sair do Ensino Médio, e esse ano estava muito ansiosa pra conseguir a vaga. Era meu sonho estudar aqui e eu queria muito. Um amigo meu cursa Agronomia aqui, então nós conversamos muito sobre a Ufra e eu tinha muita vontade de vir fazer o curso aqui também. Estou muito feliz. Estava meio ansiosa, pensando: “será que meu nome vai tá lá? [no listão]”, mas deu tudo certo”, disse.
Manuelly Cruz Silva e Victória de Menezes calouras de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis
Outra caloura é Manuelly Cruz Silva, 19 anos, que já estuda da Ufra, mas trocou o curso de Engenharia de Pesca por Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. “Eu já estou há um tempo tentando passar em Engenharia Ambiental e agora eu passei de primeira. Esse curso sempre foi a minha primeira opção, Pesca era a segunda opção. Eu estou bem feliz, porque é muito bom quando você consegue uma conquista, ainda mais passando de primeira chamada”, comentou.
Os aprovados devem ficar atentos para não perderem a vaga. O edital de habilitação de matrícula será divulgado na segunda-feira, 22. junto com a lista dos documentos obrigatórios para a matrícula, que será toda feita online pelo Sistema Integrado de Processos Seletivos (SIGPS) da Ufra.
Os calouros do Prosel, assim como os do Sisu, iniciarão as atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo de 2024, que iniciará no dia 20 de maio. Com exceção dos cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, cujo início será no segundo semestre.
Texto: Bruno Chaves, jornalista, Ascom Ufra
Fotos: Mariane Smith, Ascom Ufra
Redes Sociais