Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aniversário da Ufra: Programação celebrou resultados da atuação da Ufra junto à comunidade
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Aniversário da Ufra: Programação celebrou resultados da atuação da Ufra junto à comunidade

  • Publicado: Quinta, 18 Abril 2024 14:34
  • Última Atualização: Quinta, 18 Abril 2024 15:42

WhatsApp Image 2024 04 18 at 15.26.25

A Universidade Federal do Rural da Amazônia (UFRA) celebrou nesta quarta-feira (17) os 73 anos da instituição. No campus Belém, a programação foi aberta para a comunidade e contou com diversas atividades ao longo do dia. Parte da programação da manhã ocorreu no Prédio Central. Em frente ao edifício histórico, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Pará e da Ufra com a execução do hino nacional pela banda do Corpo de Bombeiros Militar. Após a cerimônia, a reitora Herdjania de Lima e o vice-reitor, Jaime Viana, plantaram um Ipê Rosa em homenagem aos 73 anos da universidade. No Hall de entrada do Prédio Central, um ato ecumênico com o diácono João Maria Gomes, da paróquia São Domingos de Gusmão, e com o pastor e servidor da Ufra Joelden Rocha, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, fez parte da programação religiosa. Logo após, foi realizado o canto de parabéns e o corte do bolo de aniversário da Rural.

WhatsApp Image 2024 04 18 at 14.42.42 4

Reinauguração da Piscina

Ainda pela manhã, houve a reinauguração da piscina poliesportiva, em uma parceria entre a Ufra e o Instituto Internacional Socioambiental do Brasil (IISAB), que desenvolverá atividades gratuitas de esporte e recreação na piscina, quadras e ginásio do campus para a comunidade acadêmica e externa. A reitora da universidade agradeceu a todos os envolvidos na reabertura da piscina. “Foi um empenho muito grande e nós conseguimos, a partir da parceria e do contrato que assinamos junto ao Instituto Internacional Socioambiental do Brasil. É através dele que nós vamos conseguir reabrir esse nosso espaço, que há anos está fechado e que agora vamos reabrir tanto para a comunidade interna quando externa. É um momento ímpar e nós esperamos melhorar todos os nossos espaços” afirmou. 

WhatsApp Image 2024 04 18 at 14.42.42

Segundo a pró-reitora de extensão, professora Antônia Bronze, a partir da inauguração da piscina, serão realizadas atividades como natação e hidroginástica. “Nós temos um planejamento com o Instituto para o atendimento das atividades de extensão. O Instituto tem toda uma equipe especializada com professores de educação física, fisioterapeutas, e nós vamos trabalhar o bem-estar da comunidade interna e externa da UFRA”

Criada no bairro da Terra Firme, onde está localizado campus Belém, Adriana Cordeiro é a presidente do IISAB e sabe da importância de desenvolver atividades esportivas para a comunidade. “Vai ser um trabalho gratuito com as pessoas da terceira idade e também com os jovens do bairro. Serão desenvolvidas atividades como natação, fitdance, futebol, vôlei, judô e muay thai”, disse. 

Ufra na comunidade

À tarde a programação foi realizada no Ginásio Poliesportivo da universidade. Após apresentação musical de um grupo de carimbó, alunos da EEEF Prof Virgilio Libonati, escola localizada dentro da universidade, puderam apresentar poemas, feitos por eles, que tinham como temática a educação, meio ambiente e sustentabilidade. Segundo a professora Raimunda Costa Pinheiro, responsável pela turma, a parceria entre a universidade e a escola é importante para o enriquecimento da prática com esses alunos. “Nós recebemos alunos da UFRA que foram falar sobre sustentabilidade na escola, então trabalhei com eles o tema em sala, quando eles criaram os poemas que agora viemos apresentar aqui. Essa parceria é de fundamental importância para que os alunos da escola tenham contato com os alunos da universidade e isso possa fomentar neles a importância que tem a educação na nossa vida”, ressaltou a professora.

20240417153619 IMG 7384

No decorrer da programação, foram apresentadas as ações do projeto Ufra na Comunidade, que reúne atividades promovidas a partir da Pró-reitoria de Extensão (Proex). “Nosso objetivo é integrar e dialogar com a comunidade, levando conhecimento e trocando experiências, trazendo a comunidade para dentro da instituição. Reinaugurando atividades esportivas na piscina nós vamos oferecer ainda mais atividades, envolvendo crianças da comunidade e alunos da instituição. Nós acreditamos no desenvolvimento educacional, porque o esporte, cultura e lazer estão integrados à educação e formação desses jovens. Com essas atividades, nós estamos mostrando a universidade, estimulando que esses jovens tenham contato com os universitários, com os professionais, já almejando uma profissão”, explica a pró-reitora de extensão da Ufra, professora Antônia Bronze.

Entre os projetos está a “Escolinha de Futsal”, voltada para crianças e adolescentes de seis a 16 anos. Os futuros jogadores são orientados por Gilberto Almeida, professor da escolinha. “O projeto busca unir a comunidade e a universidade, para que as pessoas possam conhecer a Ufra e saber que tem esse espaço aqui perto deles. Eu fui criado aqui no bairro, trabalho com futebol e vivi o esporte. E sei que é uma necessidade ter esse contato a partir do esporte”. A escolinha abrange sub7, sub8, sub9 e abrange também as universitárias e outras meninas do bairro da Terra Firme. Com a reinauguração da piscina, também serão desenvolvidas aulas de natação, os treinos na quadra de areia e os treinos funcionais.

A comunidade acadêmica também incentiva as ações do Ufra Comunidade, como é o caso de Maria Gomes, aluna de agronomia na Ufra e professora (sensei) de Karatê. Ela criou um projeto voluntário para ensinar aulas de karatê, que agora conta com turmas para crianças a partir dos seis anos de idade. “Eu comecei no Mais Educação, sou atleta e meu sonho é conseguir repassar o que aprendi para as crianças, os adolescentes e os adultos. Eu acho muito importante que as pessoas saibam do nosso projeto e venham conhecer para fazer com que suas crianças tenham mais qualidades de vida. Com o esporte, a criança vai trabalhando a movimentação, o equilíbrio, além de desenvolvermos também o lazer, o brincar e o respeito”, diz.

Outra apresentação foi o espetáculo “ Aladdin: uma noite em Agrabah”, com as bailarinas do Studio Corpo Movimento de Ballet Ufra. O projeto existe desde 2008, é formado por alunos de todas as idades e realiza apresentações pela cidade, incluindo participações em festivais nacionais, onde já receberam prêmios. Além do balé, as aulas também incluem jazz e dança moderna.

20240417170024 IMG 7505

O Studio Corpo Movimento de Ballet Ufra é coordenado pela professora Elene Pinheiro. “Pelo projeto é a oportunidade que muitas delas tem de conhecer teatros, participar de eventos. Com o apoio da universidade nós já fomos até para Fortaleza, no festival de dança de lá e ganhamos duas premiações. Temos alunas que hoje estão se apresentando fora de Belém, selecionadas em companhias de danças, outras na universidade, fazendo graduação em dança e alunas que se formaram no curso técnico em dança. Hoje sou auxiliada por uma estudante de educação física que é ex aluna do projeto e que veio pra cá com cinco anos. Nosso balé rende muitos frutos e revela talentos”, explica a professora, que iniciou na dança aos 14 anos, também em um projeto social como esse.

20240417170811 IMG 7528

Entre as alunas do balé está a filha de Rosângela Pantoja, a Geovana, de 10 anos. “Ela entrou no projeto com três anos e ama o balé e tudo que envolve o balé. É muito bom para nós porque é um sonho, nós sabemos que o balé tem um custo alto, então ter o projeto aqui no bairro é algo muito bom. As meninas se dedicam, não faltam uma aula”, diz Rosângela, que antes de Geovana, teve outra filha, a Lívia, frequentando as aulas do projeto. “A Lívia foi selecionada duas vezes no processo seletivo do Bolshoi, em Joinville, ficou entre as 20 melhores”, diz.

A programação encerrou com um show de talentos dos alunos. Segundo a reitora da Ufra, professora Herdjania Veras de Lima, a comemoração é o resultado de um importante trabalho realizado. “É um aniversário depois que a Ufra teve nota 5, depois que conseguimos bons indicadores que são resultados de um trabalho desenvolvido nos últimos anos por uma equipe empenhada. Isso se reflete nas nossas conquistas dentro e fora do estado, pois estamos mostrando o que a Ufra tem de melhor. Nós abrimos as portas da universidade e aos poucos também estamos conseguindo recuperar nossa infraestrutura. É um grande desafio, mas se hoje nós estamos entre as melhores universidades do Brasil, é nosso papel manter essa posição como formadora de excelência dentro da Amazônia”, disse a reitora da Ufra.  

Para saber mais sobre os projetos de extensão, acesse o perfil da Proex no instagram: https://www.instagram.com/proexufra/ 

Texto: Bruno Chaves, Júlia Marques e Vanessa Monteiro (Ascom Ufra)

Fotos: Mariane Smith e Júlia Marques (Ascom Ufra)

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil