Ufra é uma das instituições com maior IGC do estado do Pará
No último dia 2 de abril, o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o resultado dos indicadores de qualidade de cursos das mais de duas mil instituições de ensino superior do país: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) destacou-se em seu desempenho no IGC, indicador calculado levando em conta os resultados de três anos de avaliações da instituição. O IGC considera indicadores de qualidade da graduação previstos no Sistema Nacional de Avaliação Superior (Sinaes), dos programas de pós-graduação e as condições de oferta dos cursos, incluindo corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Das 46 instituições de ensino superior do estado do Pará, a Ufra ficou empatada como melhor IGC do estado com outras três universidades, obtendo o conceito 4, em uma escala que vai até 5. Somente pouco mais de 25% das instituições do país alcançam esse patamar de excelência.
Para a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Gilmara Oliveira, esse resultado reflete, principalmente, o esforço que vem sendo feito nos últimos anos para melhorar os resultados obtidos nas avaliações in loco de curso e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Hoje a Ufra já tem um protocolo bem consolidado para atender as demandas referentes a avaliações in loco de cursos de graduação, tanto que nos últimos dois anos todos os cursos que passaram por esse processo obtiveram conceitos 4 e 5, o que nunca havia acontecido na nossa instituição. Soma-se a isso o fato de, nos últimos três anos, a Pró-reitoria de Planejamento Desenvolvimento Institucional (Propladi) ter conduzido um trabalho forte de conscientização e apoio a preparação ao Enade, o que fez com que, pela primeira em vez, em um ciclo avaliativo, nenhum curso da Ufra obtivesse um conceito inferior a 3. Ainda temos que melhorar, mas esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, finaliza.
Texto:
Prof. João Paulo Borges de Loureiro
Diretor de Planejamento e Orçamento (Propladi/Ufra)
Redes Sociais