Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos é avaliado com nota máxima no MEC
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) tem mais um curso avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), desta vez é o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), no campus Belém. A nota foi divulgada na última quinta-feira, 28. A última fase da avaliação ocorreu entre os dias 20 e 22 de março.
A avaliação do curso se deu em três etapas, as duas primeiras envolvem preenchimento de formulários e a terceira é a visita, que foi feita de forma virtual, no campus Belém , abrangendo todos os setores envolvidos com o curso, como o pavilhão de sala de aulas, o restaurante universitário, biblioteca, laboratórios de informática, laboratórios de aulas práticas, dentre outros.
Os avaliadores também reuniram, entre os dias 20 e 22 de março, com técnicos, alunos, professores, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), a coordenação do curso e a gestão superior.
Para a coordenadora do curso, a professora Carissa Bichara, a nota máxima do MEC “representa que estamos no caminho certo, com uma base sólida para a formação dos nossos futuros profissionais, com docentes especializados e dedicados com o ensino, a pesquisa e a extensão.”
Um profissional formado em Ciência e Tecnologia de Alimentos tem um leque de opções e “pode atuar no ensino, em instituições de pesquisa, em empresas de produção de alimentos e bebidas de pequeno, médio e grande porte, em consultorias na área de alimentos, na gestão de negócios agroalimentares, em diferentes esferas da gestão pública, dentre outros”, explicou a coordenadora do curso.
O CTA da Ufra é o único na região norte e iniciou em 2020. O curso conta com 28 docentes vinculados que lecionam para 123 discentes ativos. A Ufra oferta 50 vagas para o curso todos os anos, divididas entre o Processo Seletivo Próprio (Prosel) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Dois grupos de pesquisas já estão consolidados no curso, o grupo de análise de funcionalidades de alimentos (GRAFA) e o grupo ciência e tecnologia de alimentos, ambos cadastrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ.
Dentro da extensão, o curso conta com vários projetos, dentre eles a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (ITES), Divulga Alimentos e CTA Sem Fronteiras, envolvendo vários discentes e docentes do curso.
Redes Sociais