Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > COMUNICADOS E NOTAS > NOTA SOBRE A GREVE dos servidores técnico-administrativos em educação da Ufra
Início do conteúdo da página
COMUNICADOS E NOTAS

NOTA SOBRE A GREVE dos servidores técnico-administrativos em educação da Ufra

  • Publicado: Terça, 02 Abril 2024 07:42
  • Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 07:42
  • Acessos: 2007

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) vem a público manifestar seu apoio e solidariedade à luta dos servidores Técnico Administrativos (TAEs) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) do Brasil, iniciada em 11 de março de 2024, carreira esta que figura entre as mais mal remuneradas do Executivo Federal.

Desta forma, reconhecemos e compreendemos a importância pela luta de recomposição salarial e  reestruturação da carreira dos TAEs, como parte integrante do processo de fortalecimento da educação pública brasileira, uma vez que não é possível oferecer para sociedade um ensino superior de qualidade sem servidores com direitos reconhecidos e efetivados.

Atualmente, além da premente necessidade de recomposição dos orçamento das universidades, resultado do corte e queda dos investimentos na educação superior pública federal, entendemos também como um dos maiores problemas enfrentados a insuficiência de técnicos nos quadros das instituições, provocadas principalmente pela extinção de cargos, a não realização de concursos por falta de abertura de novas vagas e a progressiva desvalorização da citada carreira, fatos estes que  impactam sobremaneira no funcionamento adequado das IFEs.

Oportunamente, informamos que fora criado um Grupo de Trabalho entre os representantes do  Comando de Greve e da Gestão Superior, cujo objetivo principal é o fechamento de um Termo de acordo de Greve, delineando desta forma os procedimentos a serem estabelecidos durante o movimento grevista, principalmente no referente à necessidade de garantia da regular continuidade da prestação dos serviços essenciais para o funcionamento da instituição.

Por fim, a Gestão Superior se compromete com nossos servidores,  dentro da autonomia universitária, em utilizar todos espaços disponíveis de atuação da UFRA, para interceder junto ao Governo Federal, na busca por uma carreira mais justa e equitativa para todos os TAEs, porém, sem deixar de lado  as responsabilidades firmadas com a sociedade.

 

Belém (PA), 26 de março de 2024.

 

HERDJANIA VERAS DE LIMA

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil