Ufra divulga calendário acadêmico 2024
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) divulgou o calendário acadêmico para 2024. A novidade é a definição das atividades acadêmicas para todo o ano e perspectiva de regularização definitiva do calendário a partir de 2025.
Devido a Pandemia de Covid-19, desde 2020 o calendário acadêmico da Ufra está irregular com os períodos letivos começando e terminando tarde, assim como também o calendário era planejado por semestre e não anualmente. Em 2024, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou o calendário para todo o ano para a regularização a partir do próximo ano.
“A novidade deste calendário acadêmico é a definição das atividades acadêmicas para todo o ano de 2024, e não apenas para o próximo período letivo. Com isso, já fica previsto o início das aulas do ano de 2025, com a tão sonhada regularização do calendário acadêmico da instituição”, afirmou o Pró-reitor de Ensino, o professor João Almiro.
De acordo com João Almiro, o calendário aprovado dará previsibilidade às atividades acadêmicas para o ano inteiro. “Irá possibilitar a sincronia com o calendário civil já a partir do primeiro período letivo de 2025. Com isso, os docentes e alunos poderão ter o recesso adequado para férias, além de possibilitar outras atividades acadêmicas entre semestres, como a formação continuada de docentes e técnicos administrativos de ensino, planejamento pedagógico, dentre outras”, disse.
Neste ano, serão 227 dias letivos em sala de aula, divididos em quatro períodos letivos (2024.1, 2024.2, 2024.3 e 2024.4) para atender adequadamente às necessidades dos diferentes cursos da instituição, nos semestres regulares (extensivos) e intervalares (intensivos), ofertados pelos campi e institutos universidade.
O pró-reitor afirmou ainda que o calendário também prevê a participação dos alunos da Ufra na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em Belém entre os dias 7 e 11 de julho.
“A Ufra será uma das instituições parceiras e deverá implementar atividades extraclasses relacionadas ao evento, para a participação de toda comunidade acadêmica nos debates e atividades do evento, assim não haverá atividade relacionada ao ensino, à pesquisa ou à extensão, buscando estimular o diálogo e a partilha de experiências tecno-cientistas com entes de todo o país”, finalizou João Almiro.
O calendário acadêmico também apresenta as atividades acadêmicas operacionais a serem realizadas para os períodos letivos, como solicitação de turmas (coordenações), homologações de turmas e lotação docente (direções), período de matrícula, ajustes de matrícula, trancamentos de matrícula/semestre, matrículas e defesas de TCC/ESO, Semana Pedagógica Docente, Semana do Calouro, Colação de grau, dentre outros.
O calendário acadêmico 2024 da Ufra pode ser acessado aqui.
Redes Sociais