Cineclube Jambu Sideral inicia sessões fora da Ufra
Iniciam neste sábado (23) as atividades de 2024 do projeto “Circula Belém: cineclube Jambu Sideral em extensão”, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). As atividades começam a partir das 9h, com a oficina de “Desenhos e Animações”, que ocorrerá no Espaço cultural Chalé da Paz, no bairro da Terra Firme. O público alvo são crianças de 06 a 10 anos. Já às 14h o Jambu Sideral pousa na Usina da Paz, localizado no bairro da Terra Firme. A atividade é a exibição do filme “O Som ao Redor”, do cineasta Kleber Mendonça. A obra tem um roteiro sobre especulação imobiliária, segurança e violência em grandes centros.
O cineclube Jambu Sideral existe desde 2023 e funciona com a curadoria e debate de temas de interesse da sociedade, cultura e educação. Mensalmente são escolhidas produções audiovisuais, com exibições de filmes e debates com a comunidade. As exibições ocorriam no campus Belém, mas agora o projeto foi contemplado pelo prêmio da Lei Paulo Gustavo a Cineclubes, da FUMBEL em Belém, e inicia uma nova fase, com a proposta “Circula Belém – Cineclube Jambu Sideral em extensão".
“A partir da escolha do tema e curadoria dos filmes, programamos as sessões, que contam com estudo dos locais de exibição, criação e divulgação de peças de comunicação, mediação e debate, atividades artístico-culturais como apresentação musical, sarau e karaokê, avaliação e relatoria”, explica a professora Lenine Salvador, que coordena o projeto junto ao professor Nelson Marques, ambos do Instituto Ciberespacial (ICIBE/UFRA)
Estão previstos mais quatro encontros mensais. Em toda exibição são escolhidos mediadores para estimular as discussões sobre o filme e apresentar a história da produção para que todos se familiarizem com o contexto em que o produto foi criado e gravado. Integram a equipe mais cinco alunos do curso de pedagogia (Maria Azevedo, Raniele Silva, Emanuelle Tavares, Francimar Silva e Vinícius Moreno), uma aluna do curso de Letras-LIBRAS (Josy de Paula), um Técnico em Audiovisual do Instituto de Ciências da Arte na Universidade Federal do Pará (Moyses Cavalcante) e um fotógrafo e diretor de arte, aluno do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA (Klewerson Silva).
Mais informações: @jambusideral
Redes Sociais