Ultimas Notícias
Presente em refeições tradicionais da cultura paraense, o açaí é uma das principais cadeias produtivas do estado do Pará e apresenta um significado único para o povo paraense. Mas tu sabias que esse fruto pode ser cultivado em vasos? E o café de açaí, já provaste? Sabes como aproveitar alguns resíduos do fruto?
Esse é apenas um dos assuntos apresentados na II Expofruta Ufra, evento que vai ocorrer no próximo dia 08 de março, no Pavilhão de Salas de Aulas, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém. A programação ocorre das 9h às 15h e conta com estandes com temáticas ligadas à fruticultura na Amazônia; feira com venda e exposição de produtos orgânicos tanto da agricultura familiar quanto de empresas parceiras da região amazônica; palestras e a presença de grandes nomes do setor agrícola. A exposição é realizada através do Grupo de Pesquisa em Fruticultura na Amazônia (FRUTAM), da Turma de Fruticultura Tropical 2023.2, do Núcleo em Ciência e Tecnologia Agrária e Ambiental (NECTAA) em parceria com instituições locais e regionais. O evento é aberto ao público, mas quem quiser o certificado das palestras precisa se inscrever pelo link: https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/public/extensao/viewDadosCursoEvento.jsf
De acordo com a professora Antônia Bronze, Pró-Reitora de Extensão na Ufra e Coordenadora do grupo FRUTAM, a “Expofruta” é um evento de extensão universitária que proporciona um espaço de debate sobre o cenário da fruticultura no estado do Pará, abordando uma perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar sobre o assunto. “O principal objetivo é contribuir de maneira significativa para o progresso científico, tecnológico e socioeconômico, desempenhando um papel crucial na produção, disseminação e popularização do conhecimento na área de fruticultura na região amazônica”, diz.
Nesta edição, o evento irá abordar o tema “Sociobiodiversidade da fruticultura no contexto da agricultura familiar na Amazônia”. A professora explica que essa temática se encaixa perfeitamente no que o evento quer transmitir para a comunidade neste ano. “O estado do Pará possui condições climáticas e de solo favoráveis para a produção de frutas tropicais nativas e exóticas, destaca-se como uma oportunidade para a geração de empregos e renda no âmbito das comunidades rurais. A ênfase recai sobre a importância da inclusão da Agricultura Familiar nesse contexto, considerando-a como um pilar fundamental para o crescimento sustentável da fruticultura na região Amazônica”, diz.
Evento vai reunir exposição, feira e palestras com a presença de grandes nomes do setor agrícola. Foto: Bruno Chaves (Ascom Ufra)
Segundo a professora Antônia Bronze, a agricultura familiar é um pilar crucial para o crescimento da fruticultura sustentável. “O setor da fruticultura na Amazônia possui um enorme potencial econômico, sendo impulsionado pela crescente demanda no mercado nacional e internacional por frutas características da região tais como açaí, cupuaçu, cacau, bacuri, uxi, pupunha, entre outras”, explica a professora. De acordo com ela, a agricultura familiar desempenha um papel estratégico pois é capaz de promover não apenas a produção de frutas mas, também, a valorização das práticas sustentáveis, o fortalecimento das comunidades locais e a preservação dos saberes tradicionais.
Este ano a “Expofruta” contará com a participação do produtor Michinori Konagano, referência em Tomé-Açu em Sistemas Agroflorestais sustentáveis, e o produtor da agricultura familiar Jeovan Almeida. Além da presença de representantes da “Cacauaré”, empresa familiar feita por mulheres localizada em Mocajuba, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA).
“As expectativas são que o evento leve a compreensão abrangente e integrada da fruticultura amazônica, indo além do conhecimento técnico restrito aos discentes e alcançando o âmbito social em geral, que reconheçam a importância não apenas de capacitar os estudantes nas técnicas essenciais da fruticultura, mas também de instigar a curiosidade e o entendimento da população em relação ao manejo dessa atividade”, finaliza a professora Antônia Bronze, Pró-reitora de Extensão e coordenadora do grupo FRUTAM.
Açaí e cacau na região amazônica
Além de expor as cadeias produtivas de frutas nativas da região amazônica como o abiu; bacuri; pupunha e araçá-boi; a II Exporfruta irá apresentar duas grandes cadeias da fruticultura na Amazônia para o público: A cacauicultura e a açaícultura, como explica a coordenadora do grupo FRUTAM, Antônia Bronze.
Segundo dados divulgados em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção do cacau no estado representou 53,3% da produção total do Brasil, colocando o estado como o maior produtor do fruto do país. A produção de cacau no estado do Pará atingiu 145.994 toneladas, com um rendimento médio de 955 quilos por hectare, sendo o município de Medicilândia o maior produtor da fruta.
Com uma grande representatividade cultural e lugar garantido na mesa de muitos paraenses, o açaí não fica para trás quando se fala de produção da fruta na região. De acordo com a ADEPARÁ, o estado do Pará é o maior exportador nacional do açaí e detém 90% da produção mundial do fruto
“A cadeia do açaí é a principal cadeia do nosso estado, não apenas em produção, mas principalmente com cultura Paraense, o açaí tem um significado único para o povo Paraense e marajoara, importante meio de subsistência para os povos tradicionais", diz a professora Antônia Bronze. Cerca de 100 agroindústrias processadoras do fruto estão cadastradas na Superintendência Federal de Agricultura do Pará (SFA/PA), empregando quase quatro mil pessoas.
“O açaí movimenta cerca de 2 bilhões a cada ano e envolve mais de 300 mil pessoas ao longo da sua cadeia produtiva, entre plantadores, transportadores, batedores, manipuladores e exportadores”, enfatiza a professora.
Programação
Dia: 08/03
08h às 09h: Abertura oficial;
09h às 11h30: Mesa redonda:
● Michinori Konagano - Fruticultura sustentável na Amazônia: Desafios da produção de frutas na agricultura familiar;
● Jeovan Almeida - A liderança em sistemas agroflorestais e práticas agrícolas sem queima;
● CACAUARÉ - Agregação de valor da cacauicultura na agricultura familiar no Baixo Tocantins;
● EMATER-PA - Assistência técnica e extensão rural no desenvolvimento da fruticultura na agricultura familiar.
09h às 15h - Feira com venda e exposição de produtos da agricultura familiar;
09h às 15 - Exposição dos temas:
● Tema 1: Frutas nativas da Amazônia;
● Tema 2: Frutas exóticas na Amazônia;
● Tema 3: Produção de mudas frutíferas na Amazônia;
● Tema 4: Frutas orgânicas;
● Tema 5: Frutíferas em vasos;
● Tema 6: Ciências e Tecnologia no beneficiamento de produtos com frutas na Amazônia;
● Tema 7: Cadeia produtiva do cacau;
● Tema 8: Cadeia produtiva do açaí;
● Tema 9: Aproveitamento de bioresíduos de frutas na Amazônia;
● Tema 10: Pesquisas com frutíferas na Amazônia.
Texto: Júlia Marques, estagiária de jornalismo
Edição: Vanessa Monteiro, jornalista
Redes Sociais