Página inicial > Últimas Notícias > ALUNOS DA UFRA DESENVOLVEM APLICATIVO QUE PERMITE RASTREAR PONTOS DE VENDA DE AÇAÍ EM BELÉM

acai1

Facilitar o processo de compra do açaí com garantia de qualidade para moradores de Belém, rastreando os pontos de venda mais próximos. É o que promete o aplicativo para smartphones “Açaí Pai D’Égua”, desenvolvido pelos estudantes Geovane Freitas, Jairo Sousa e Rayan Teixeira, acadêmicos do 7º semestre do curso de Sistemas de Inofrmação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no Laboratório BPMLab (Business Process Managemente Lab).

• Publicado: Domingo, 17 de Mai de 2015, 15h09
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h17

O projeto pretende atender tanto à iniciativa privada quanto ao poder público e ao consumidor final, pois será possível, através do aplicativo, saber a procedência do açaí, suas condições de transporte e os serviços oferecidos pelos pontos de venda.

A ideia dos estudantes surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso, sob orientação do Professor Fábio Bezerra, do Instituto Ciberespacial da UFRA (ICIBE), sobre rastreabilidade do açaí, a exemplo do que é feito com outros produtos, como leite, carne e café. O professor explica que durante a disciplina de Laboratório de Produção de Software, os alunos tiveram destaque e foram convidados por ele a trabalhar com essa temática no TCC.

Os estudantes, então, tiveram a ideia de desenvolver o aplicativo após a iniciativa da Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí em Belém (AVABEL) de mapear os pontos de açaí certificados pela Prefeitura de Belém, devido à grande incidência de doenças provenientes da falta de cuidados durante o processo. “Hoje, para um batedor ser certificado, ele deve atender a algumas exigências: o prédio, por exemplo, deve estar em boas condições, deve ser todo azulejado e fechado”, explica o aluno Jairo Sousa. Para garantir o padrão, os pontos de venda que já receberam a certificação continuam sendo fiscalizados com frequência.

Selo de qualidade - O aplicativo busca não apenas mapear os pontos de venda de açaí, mas também mostrar a importância do consumo de um produto de qualidade, que possui o “Selo Açaí Bom”, o que garante que o batedor de açaí está cumprindo as boas práticas de manipulação, dentro dos padrões da vigilância sanitária. O selo foi elaborado pela Prefeitura de Belém, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (DEVISA) da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente (SESMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Economia, a AVABEL e o Governo do Estado.

Recentemente, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) disponibilizou a lista com os pontos certificados pela Prefeitura após fiscalização dos agentes do DEVISA. Os agentes inspecionaram as estruturas física e sanitária dos estabelecimentos, bem como a própria saúde do batedor de cada ponto de venda de açaí. Além disso, a vigilância confirma se, durante o processo de preparo, é feito o branqueamento, técnica que consiste em um choque térmico capaz de eliminar quase 100% dos microorganismos nocivos existentes no fruto.

Os desenvolvedores do “Açaí Pai D’Égua” ressaltam o incentivo trazido pelo aplicativo aos batedores de açaí: “Não se trata de fazer uma propaganda daquele ponto, mas mostrar o comprometimento daquele batedor com o produto que ele está oferecendo e que nem sempre difere de preço, pois o preço do comerciante que possui o Selo Açaí Bom muitas vezes é o mesmo daquele açaí que não tem o Selo”, afirma Rayan Teixeira. Para Geovane Freitas, “os outros batedores, ao verem que isso atrai mais consumidores, buscarão ter o selo de qualidade para ter o seu ponto rastreado no mapa. Por isso, acreditamos que o projeto ajudará no aumento da renda dos batedores”, complementa.

Para o Professor Fábio Bezerra, doutor em Ciência da Computação, o aplicativo é um importante instrumento de motivação aos estudantes da área, tanto na UFRA quanto em outras instituições. Além de ser importante sob a perspectiva do ensino, ele conta que o produto está sendo bem aceito e bem avaliado pelos usuários: “Vale observar que para a comunidade esse aplicativo é utilíssimo, pois ajudará a selecionar melhor onde comprar açaí com qualidade e de uma maneira simples. A resposta que temos tido da comunidade é positiva e confirma essa hipótese”, diz o pesquisador.

Aperfeiçoamentos - Após passar por melhorias, a ideia é que o aplicativo possa, futuramente, ser interativo e colaborativo, de forma que o cliente avalie os pontos e atribua notas. Os desenvolvedores pretendem disponibilizar essa pontuação para a população, além de informar sobre preço, horário de funcionamento e se o ponto de venda possui serviço delivery (entrega em domicílio). “O objetivo final é que o aplicativo foque no serviço delivery, que o cliente possa pedir o açaí pelo aplicativo e o batedor e o cliente, através do sistema, possam acompanhar os pedidos através do mapa em tempo real”, enfatiza Rayan.

O aplicativo “Açaí Pai D’Égua” é gratuito, podendo ser obtido na Google Play Store, a loja online da Google para acesso a aplicativos. Por enquanto, está disponível apenas para o sistema operacional Android.

Texto: Jennifer Nauar e Jussara Kishi

Fotos: Pedro Henrique Brito e Jussara Kishi