ptzh-CNenfrjaes

UFRA DESENVOLVE ATIVIDADES AMBIENTAIS EM SALINÓPOLIS EM PARCERIA COM PREFEITURA

Projeto Salinas

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), através da Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (ACII-UFRA), firmou recentemente um acordo de cooperação interinstitucional nas áreas de Meio Ambiente e Agricultura Familiar com a Prefeitura do município de Salinópolis, nordeste do Pará. Com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA), o trabalho desenvolvido por professores e alunos da UFRA traz como objetivo não apenas os estudos científicos, mas a melhoria da qualidade de vida da população que vive no local.

• Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2015, 07h40
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 11h17
  • Acessos: 2580

O projeto é coordenado pelos professores Adriano Souza, Eduardo Paes e Silvana Veloso, que integram o Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), e é desenvolvido junto a alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Pesca da UFRA. Segundo o Prof. Adriano, a cooperação se dá a partir dos estudos científicos vindos da Universidade, junto ao apoio logístico de campo vindo da Prefeitura de Salinópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. “Nos trabalhos de campo, também são cedidos pela Prefeitura equipamentos e máquinas”, completa o coordenador.

Dentre as pesquisas desenvolvidas, as quais deram origem aos trabalhos de conclusão de curso dos alunos envolvidos no projeto, estão a reabilitação de áreas degradadas, a reutilização da água da chuva e a compostagem do lixo. A equipe também faz um trabalho de educação ambiental nas escolas municipais na Vila de Cuiarana (comunidade próxima ao município de Salinópolis). Na área de engenharia de pesca, destaca-se um trabalho de reutilização de algas marinhas, devido à grande repercussão do caso recente de invasão das algas nas praias do município.

* Na foto, a equipe da UFRA participa de debate na Rádio Litoral FM 93.1, de Salinópolis, onde os alunos apresentaram seus trabalhos e responderam perguntas da comunidade.

Texto: Jennifer Nauar

Revisão: Jussara Kishi