Página inicial > Últimas Notícias > Ufra integra programação do II Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia

• Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 12h55
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 12h55

Pesquisas realizadas na Universidade Rural da Amazônia (Ufra) compõem a programação do 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (CBBBA), evento que ocorre de 08 a 12 de agosto, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), o evento tem a participação de várias instituições públicas e privadas e busca promover a divulgação da ciência produzida na Região Amazônica, integrando a academia, a sociedade, o poder público e o setor empresarial, para que juntos possam consolidar propostas de agendas positivas para as áreas da biodiversidade/bioeconomia/biotecnologia na Amazônia.

A programação pode ser consultada no link: https://www.cbbba22.com.br/ e reúne visitas técnicas, minicursos, palestras, mesas redondas e fórum de docentes.

Confira a programação da Ufra:

09/08: A participação dos professores da Ufra no congresso inicia na manhã de terça-feira (09), com visita guiada à Empresa Citropar, na cidade de Capitão Poço (PA), às 9h, com supervisão do professor Alberto Cruz Junior. Ainda na terça, das 8h às 12h, a professora Helaine Pires vai ministrar um minicurso sobre Licenciamento ambiental e impactos gerados pela atividade de mineração na Amazônia.

10/08: Na quarta-feira (10), com início às 9h, a palestra “Recuperação de áreas degradadas na Amazônia” será proferida pela professora Helaine Pires. Já a professora Lina Bufalino ministrará a palestra “Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia: Desafios e oportunidades para bioprodutos”

Também na quarta, com início às 14h00, será realizada uma mesa redonda, coordenada pela professora Paula Paiva, e que vai reunir egressos do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-BIONORTE). A professora apresentará o trabalho “Áreas protegidas e o desafio na conservação da biodiversidade”.

11/08: Na quinta-feira (11), às 11h00, o professor Cândido Oliveira vai apresentar o trabalho “Uso de plantas fitorremediadoras como alternativa na despoluição de solos e rios”. No mesmo dia, às 14h, o professor Felipe Fajardo vai participar da mesa redonda sobre Formação de Pessoal em Biodiversidade na Amazônia (Coordenadores dos Programas de Pós-graduação na área de Biodiversidade da Amazônia).

12/08: A Ufra encerra a participação no evento na sexta-feira (12) às 14h,  com a presença dos professores Paulo Lins, Gisele Barata e Maria Pinheiro, que estarão juntos na mesa redonda “A experiência da parceria universidade e empresas no agronegócio na Amazônia Oriental”

Texto: Marx Vasconcellos, estagiário de jornalismo, com informações do CBBBA.

Edição: Vanessa Monteiro, jornalista, Ascom Ufra