Grupo MeGA/Ufra realiza minicurso para produtores rurais, colaboradores de propriedades agropecuárias, estudantes e profissionais
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através do Grupo de Estudos em Melhoramento Genético Animal da Amazônia (MeGA), realizou, entre os dias 09 e 12 de março de 2022, o "I Minicurso de Inseminação Artificial em Bovinos”.
A programação foi realizada no município de Capanema, Nordeste Paraense, e foi organizada pelo Grupo MeGA, coordenado pela zootecnista, profa. Laís Brito, com apoio da acadêmica de Agronomia e integrante do Grupo, Thamylla Conceição. O curso foi ministrado pelo professor da Ufra e Médico Veterinário Adriano Vitti.
Foram 15 participantes, entre produtores rurais, colaboradores de propriedades agropecuárias, estudantes e profissionais. Toda a programação, que totalizou 40 horas, seguiu os protocolos de segurança exigidos em razão da COVID-19. As atividades teóricas foram realizadas no campus da Ufra Capanema e as práticas foram conduzidas na Agropecuária BoaTerra (propriedade parceira do grupo MeGA).
Para a profa. Lais Brito, o curso foi mais uma forma de compartilhar conhecimentos, um dos objetivos fins da instituição. "O nosso grupo de trabalho (MeGA) sempre buscou atender as demandas dos produtores, e este curso foi fruto da demanda da Dona Gineide, proprietária da Agropecuária BoaTerra. Essa fazenda e muitas outras que trabalhamos em parceria nos nossos projetos de pesquisa e extensão precisam de iniciativas como essa para poder melhorar a eficiência da produção animal na região. Agradeço imensamente ao Dr. Adriano e à Dona Gineide por toparem unir esforços e chegar ao resultado de sucesso que foi esse curso. Todos, inclusive os colaboradores, ficaram satisfeitíssimos com o que aprenderam”, disse.
Para Dona Gineide, proprietária da Agropecuária BoaTerra, que é produtora rural à muitos anos mas ainda nova na atividade leiteira, o curso de inseminação artificial foi uma oportunidade de melhorar ainda mais e de forma mais rápida os índices da propriedade. "O curso foi objetivo e com uma excelente didática. Agradeço aos seus idealizadores e a Universidade Federal Rural da Amazônia por proporcionarem essa experiência, tanto para mim quanto para os meus funcionários, que também fizeram o curso”, finalizou.
Texto com informações do Grupo MeGA.
Redes Sociais