Página inicial > Últimas Notícias > PARFOR/UFRA ABRE CADASTRO PARA PROFESSOR-FORMADOR

PARFOR/UFRA ABRE CADASTRO PARA PROFESSOR-FORMADOR

Professores interessados em participar como professor formador no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), já podem se cadastrar para o programa na Coordenação Geral Parfor/UFRA (Prédio Central/UFRA campus Belém). O cadastro pode ser realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

• Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2015, 07h53
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h17

Os Professores-formadores (externos e internos da UFRA) podem se cadastrar para ministrar disciplinas nos cursos de Ciências Naturais, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura e Computação e Graduação em Letras / Libras.

Entre os documentos exigidos no ato de recadastramento estão a Ficha de Cadastro devidamente preenchida e documentos originais e cópias. É necessário cumprir os seguintes requisitos exigidos pelo Programa PARFOR, conforme Manual Operativo da CAPES/MEC:

1. Professor Formador I / Professor Orientador I / Supervisor de Estágio I:

a) comprovar formação acadêmica na área de conhecimento da disciplina em que pretende atuar;

b) comprovar experiência mínima de 3 (três) anos no magistério superior, como professor;

c) ter título de mestre ou doutor (reconhecidos pela CAPES/MEC).

2. Professor Formador II / Professor Orientador II / Supervisor de Estágio II:

b) comprovar experiência mínima de 1 (um) ano no magistério superior, como professor, ou ter título de mestre ou doutor ou vinculação, como aluno regular, a programas de pós-graduação stricto sensu (reconhecidos pela CAPES/MEC).

Aos que já possuem cadastro no PARFOR/UFRA, mas não realizaram recadastramento em 2013 ou em 2014, é possível comparecer para atualização de dados e documentos.

PARFOR

Com objetivo de garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício, foi criado o PARFOR. O programa é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação - MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada.

Desde 27 de outubro de 2009 a UFRA teve sua inserção no PARFOR, através do Instituto Ciberespacial (ICIBE) e Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). Iniciou as suas primeiras turmas em 2010 com o curso de Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Naturais. O Curso de Pedagogia iniciou sua primeira turma em 2011.

Fonte: http://www.parfor.ufra.edu.br/

Para mais informações sobre o cadastro: http://www.parfor.ufra.edu.br/index.php/cursos/29-cadastro-de-professores-formadores-para-o-parfor-ufra-2015

Texto: Rafaela Rabelo sob supervisão de Vanessa Monteiro

Ascom UFRA