Página inicial > Últimas Notícias > PROJETO CARROCEIRO DIVULGA RELATÓRIO APÓS AÇÃO NA ILHA DE ALGODOAL

PROJETO CARROCEIRO DIVULGA RELATÓRIO APÓS AÇÃO NA ILHA DE ALGODOAL

DSC05433 2

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), através do Projeto Carroceiro, divulgou um relatório técnico com base na ação realizada de 9 a 11 de abril na Ilha de Algodoal (PA), junto a trabalhadores que utilizam tração animal. A Universidade foi convidada a participar da ação através de um ofício da Comarca do município de Maracanã, onde está localizada a ilha.

• Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2015, 08h27
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h13

A equipe do projeto realizou atendimento médico veterinário de equídeos da localidade, com exames clínicos, verificação de maus tratos, administração de vitaminas e vermífugos e casqueamento dos animais, além de microchipagem eletrônica, que consiste na implantação de um dispositivo no pescoço do animal, usado para inibir o abandono, identificar proprietários e otimizar o atendimento. A ação foi realizada no âmbito do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre Ministério Público do Estado do Pará, Prefeitura de Maracanã e Associação dos Charreteiros da Ilha de Algodoal, em função de recorrentes denúncias de maus tratos contra esses animais.

O relatório produzido pela equipe do Projeto Carroceiro contém uma avaliação da saúde dos animais e dos equipamentos utilizados pelos carroceiros, apontando mudanças e adequações necessárias e sugerindo novas portarias que regulamentem o trabalho com tração animal na ilha. O documento é assinado pelo coordenador do projeto, Prof. Djacy Ribeiro, e pelo diretor técnico, Dr. Heriberto Figueiredo.

Confira:

RELATÓRIO TÉCNICO – PROJETO CARROCEIRO – ALGODOAL (PA)

Jussara Kishi – Ascom/UFRA