Página inicial > Últimas Notícias > UFRA DESENVOLVE PROJETO DE PRODUÇÃO DE OVOS NO NUPEAS

UFRA DESENVOLVE PROJETO DE PRODUÇÃO DE OVOS NO NUPEAS

DSC 1148

Um novo projeto desenvolvido na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) irá fortalecer pesquisa, ensino e extensão na instituição. Trata-se da produção de ovos no Núcleo de Pesquisa em Suínos e Aves (NUPEAS), ligado ao Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA). O projeto foi desenvolvido para observar o comportamento de aves de postura (aquelas destinadas à produção de ovos) em condições de estresse de manejo, oportunizando aos alunos treinamento em práticas produtivas e gerando resultados para trabalhos acadêmicos e artigos científicos.

• Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2015, 06h50
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h13

Coordenado pelos professores Kedson Lima, Cristina Manno, Janaina Arruda, Alex Schierholt e pelo técnico zootecnista Fernando Tavares, o NUPEAS engloba ações na área de produção de não ruminantes, como nutrição, comportamento, manejo e melhoramento genético animal. As atividades do Núcleo são desenvolvidas juntamente com discentes dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária. Criado em 2012, o NUPEAS já desenvolvia atividades com aves de corte e com suínos, mas ainda não havia ações envolvendo aves de postura.

O processo – Foram alojadas 380 aves vermelhas da linhagem comercial DEKALB® em gaiolas desde a 17ª semana de vida, após terem sido criadas e recriadas em piso, a partir de 01 dia de idade até o momento da transferência para a gaiola. O investimento inicial foi financiado com recursos de projetos aprovados por membros do Núcleo, e as aves contam com assistência dos estudantes em tempo integral. A expectativa dos pesquisadores é manter um percentual médio de 80% das aves em postura. Cada ave pode continuar produzindo durante mais de 60 semanas.

Restaurante Universitário - Além da importância acadêmica, a iniciativa traz outros ganhos à comunidade. A produção atenderá ao Restaurante Universitário (R.U.) da UFRA que, nos dias em que inclui ovos no cardápio, chega a utilizar cerca de 300 unidades. Até então, o R.U. utilizava a proteína somente uma vez por mês em seu cardápio, mas, segundo o Prof. Kedson Lima, a proposta é que o restaurante fortaleça o consumo de ovo. Em uma rotina normal de produção, o NUPEAS tem condições de fornecer de 10 a 15 cubas de ovos por semana ao R.U. Toda a produção restante é enviada ao ISPA, que comercializará os ovos toda quarta-feira, a preços abaixo do mercado.

Qualidade – Os ovos produzidos na UFRA possuem casca avermelhada e gema mais escura, características que atraem o consumidor e agregam valor ao produto. “É um ovo geralmente mais caro porque as aves de postura vermelhas comem mais e produzem menos. Por estarem em início de postura, elas também produzem ovos menores, que são melhores em termos de qualidade”, explica o Prof. Kedson Lima.

Para ele, a iniciativa permite à universidade cumprir um importante papel, que é o de proporcionar prática aos alunos: “Precisamos manter campos de atividades demonstrativos para os alunos. Além disso, é importante para a própria comunidade externa ver a produção da universidade, a somatória da teoria com a prática”, finaliza o pesquisador.

DSC 1194

DSC 1206

DSC 1108 copy

Seleção de estudantes - O NUPEAS informa que está com inscrições abertas para o processo seletivo de discentes para treinamento no Núcleo, por um período de 6 a 12 meses. Confira o Edital.

Jussara Kishi – Ascom/UFRA, com informações do NUPEAS

Fotos: Kedson Lima