Página inicial > Últimas Notícias > PROFESSOR DO CONSERVATOIRE NATIONAL DES ARTS ET MÉTIERS (CNAM/FRANÇA) PROFERE PALESTRA NA UFRA

Com o objetivo de motivar a pesquisa na área de geoprocessamento na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Coordenação do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, do Instituto Ciberespacial da (ICIBE/UFRA), realizou hoje (24) a palestra “Pesquisas em Geoprocessamento e Perspectivas de Aplicação na Amazônia”, proferida pelo Dr. Laurent Polidori.

• Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2015, 05h38
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h13

O palestrante é professor na mais importante faculdade de Engenharia Cartográfica da França, e uma das mais importantes da Europa, a École Supérieure des Géomètres et Topographes - ESGT/CNAM.

A vinda do professor foi possível devido a um recente convênio firmado de cooperação internacional, entre o Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) e a UFRA. O CNAM é uma instituição pública de ensino professional superior, pesquisa científica e divulgação da cultura científica e técnica. Dentro do CNAM, a ESGT (Ecole Supérieure des Géomètres et Topographes) é uma escola de engenharia com atividades de pesquisa e ensino superior em ciências topográficas e fundiárias. A ESGT é a referência nacional para a formação de agrimensores e já tem parcerias científicas e acadêmicas com várias instituições universitárias no Brasil, a UFRA é a 4ª a firmar essa relação.

O convênio pretende aproximar as instituições na questão do ensino, e a possibilidade de mobilidade de alunos. Para o coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, professor João Almiro Correa Soares, “o foco é motivar, a ideia é de que o Professor Laurent passe um pouco da experiência dele, e que possamos também a partir dessas discussões, desenvolver pesquisas avançadas aqui na UFRA. A parceria é bastante ampla, não só o foco no ensino, mas em breve outros pesquisadores da França podem vir, professores da UFRA poderão ir e, nas próximas visitas, que possamos consolidar mais especificamente algumas linhas de pesquisa. Nós temos um ambiente amplo, a Amazônia e pesquisadores e professores da área. Só que precisamos nos focar em uma área onde já possa desenvolver resultados” diz o coordenador.

A presença do professor Laurent na palestra já coloca em prática a 1ª fase dessa parceria, que é a questão da mobilidade de professores. Atualmente ele está lecionando a disciplina “Sensoriamento remoto por sistemas ativos: Radar e laser”, no 5º semestre de Engenharia Cartográfica na UFRA. A disciplina trata sobre uma tecnologia nova bastante importante para geração de dados, de meio ambiente, de estudos do meio físico e dados cartográficos.

O público alvo da palestra foram professores, pesquisadores e alunos. Para a aluna Débora Corrêa, do 1º semestre de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, é importante obter conhecimento sempre que possível e quanto mais cedo, melhor ainda. “É a primeira palestra que estou assistindo do professor Laurent, que tem bastante experiência na área de geoprocessamento. Esse intercâmbio de informações é importante para não ficarmos restritos apenas à pesquisadores da Amazônia, pesquisadores brasileiros”, disse.

Texto e foto: Rafaela Rabelo

Revisão: Vanessa Monteiro