Página inicial > Últimas Notícias > PALESTRA ABORDA DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MEIO ACADÊMICO

DSC 7896

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), através do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR, promoveu, nesta quinta-feira, 23, a palestra A Inclusão e seus Desafios nas Instituições de Ensino Superior”, proferida pelas coordenadoras do projeto, as professoras Andrea Miranda e Cláudia Martins.

• Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2015, 11h40
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h13

A palestra teve como objetivo principal abordar as principais diretrizes do Ministério da Educação (MEC) sobre o tema, além de discutir tópicos sobrea inclusão de pessoas com deficiência do meio universitário.

Entre os temas discutidos, estava a atual condição das Instituições de Ensino Superior (IES) em receber pessoas com necessidades especiais, assim como a visão e a receptividade de alunos e professores a respeito do assunto. Para discutir o tema, a palestra recebeu em uma mesa-redonda representantes de outras instituições de ensino superior que debateram sobre as diretrizes do MEC para que as instituições de ensino se tornem acessíveis e inclusivas, com as condições necessárias para que os alunos concluam seus cursos com o maior aproveitamento possível.

Segundo a Professora Andrea Miranda, o objetivo é mostrar para as pessoas que não há intenção de normatizar a pessoa com deficiência, mas, sim, adaptar a instituição e as demais pessoas que fazem parte do meio de convivência. O projeto também busca mostrar à comunidade, sobretudo a da UFRA, que é possível incluir uma pessoa com deficiência no meio acadêmico. “O principal desafio é sensibilizar as pessoas. Ainda é grande a dificuldade em mostrar às pessoas que é possível e, principalmente, mostrar para a pessoa com deficiência que ela é capaz, pois, tendo consciência disso, a acessibilidade ocorre mais facilmente”, enfatiza a Professora Andrea.

Segundo o Artigo 1 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”. Por ser o conceito de inclusão algo recente do ponto de vista histórico, desde 2011 o Núcleo Acessar busca ministrar constantemente palestras com os mais variados temas que incluem acessibilidade.

Texto: Jennifer Nauar

Revisão: Jussara Kishi