AGENDA DE EVENTOS
III Jornada de T.I tem foco no mercado de trabalho pós-pandemia
De 03 a 05 de agosto a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realiza a III Jornada de Tecnologia da Informação da Ufra, evento que este ano tem como tema "Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo: Tendências e Novas Possibilidades da TIC para o Mercado de Trabalho na Amazônia Pós-pandemia". O evento é gratuito, e a programação e as inscrições estão disponíveis no link: http://tukio.ufra.edu. br/Tukio/
A jornada é organizada pela coordenação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e coordenação do curso de Licenciatura em Computação, ambos do campus Belém. "O objetivo principal é reunir docentes e discentes da UFRA da área de TI e demais profissionais da área do Estado. Infelizmente o maior mercado profissional na área de TI está no Sul e Sudeste do Brasil, tanto a nível de oportunidades como de maiores salários. Só que a pandemia veio apresentar um novo cenário de trabalho, ou seja, posso estar em Belém trabalhando para um empresa em São Paulo e conseguir ganhar um bom salário, tendo apenas a graduação. Mas, para isso ocorrer, é preciso preencher vários requisitos, e é isso que vamos apresentar na III Jornada", diz a professora Decíola Fernandes de Sousa, que coordena o evento juntamente com o professor Fábio Bezerra.
Além de palestras, painéis e apresentação de trabalhos acadêmicos, a jornada também vai trazer o relato dos egressos, ou seja, de ex alunos da Ufra. Eles vão contar um pouco sobre a experiência no mercado de trabalho, como é o caso de Joel Lobato, licenciado em computação.
Formado desde 2013, Joel e mais quatro egressos, conversarão com os participantes sobre essa experiência após a graduação.
"Na Ufra, apesar de ser egresso da primeira turma de licenciatura em computação, tive a oportunidade de participar de muitos eventos e projetos como o Núcleo Acessar e o PIBID.Apesar de toda minha trajetória profissional ser voltada para área técnica, creio que um diferencial para o profissional de TI hoje seja a maneira com a qual ele lidar com as pessoas , e a experiências que tive na universidade me preparam para essa lida".
Para ele, que retornou à Ufra como servidor concursado na área de tecnologia da informação, a principal dica para quem pensa em seguir na área é pensar nas pessoas. "O conhecimento técnico e fundamental, porém o profissional de TI precisa ter em mente que o objetivo final do seu trabalho e facilitar a vida das pessoas. Na dúvida, foque nelas", diz.
A III Jornada é organizada pelo campus Belém, após já ter a primeira edição coordenada pelo campus Paragominas e a II edição coordenada pelo campus Capitão Poço. A jornada também tem o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Redes Sociais