Página inicial > Últimas Notícias > HOMENAGENS MARCAM ANIVERSÁRIO DE 64 ANOS DA UFRA

HOMENAGENS MARCAM ANIVERSÁRIO DE 64 ANOS DA UFRA

• Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2015, 16h37
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h13

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, o evento que celebrou o 64º aniversário da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A programação, realizada no auditório Waldir Bouhid, contou com a presença do Reitor, Prof. Sueo Numazawa, do vice-Reitor, Prof. Paulo Santos, de pró-reitores, diretores de institutos, professores, técnicos e alunos da UFRA, além de convidados de outras instituições, como a Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Raimunda Monteiro, e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e da Embrapa Amazônia Oriental.

Após uma bênção inicial, a cerimônia teve início com o lançamento do Projeto “UFRA 65 anos” pelo Pró-Reitor de Extensão, Prof. Djacy Ribeiro. O Projeto consiste em uma série de ações que serão realizadas até 2016, em comemoração ao próximo aniversário da instituição. Ele apresentou as principais ações planejadas, algumas ainda para 2015, tais como o lançamento dos editais para a escolha do hino e da logomarca da UFRA, uma revista ilustrada especial dos 65 anos, a ampliação diversos de eventos e a realização da I Corria Rural, já confirmada para acontecer no dia 7 de junho de 2015. “Vamos fazer com que a comunidade externa conheça as ações da UFRA, mostrar o que nós fazemos”, disse.

Esporte universitário – Em seguida, o Pró-Reitor chamou ao palco para uma homenagem alunos da Universidade que se destacaram no cenário esportivo universitário nos últimos anos, entre os quais atletas das seguintes modalidades: handebol feminino (1º lugar estadual na Liga do Desporto Brasileiro Universitário – LDU – 2014 e 2015 e nos Jogos Universitários Paraenses – JUP’s – 2013 e 2014 e 3º lugar nos Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s 2014); handebol masculino (1º lugar estadual na LDU 2013 e 2014 e nos JUP’s 2013 e 2º lugar nos JUP’s 2014); xadrez (1º lugar na LDU 2015) e judô (1º lugar nos JUP’s 2014).

Destaques docentes – O Assessor de Cooperação Interinstitucional e Internacional da UFRA, Prof. Adriano Souza, anunciou os docentes vencedores da premiação do Edital do Santander Universidades 2014, que ganharam uma bolsa para mobilidade internacional. Na categoria Extensionista do Ano, a escolhida foi a Profa. Vânia Neu (ISARH). A professora, que no momento está participando do Fórum Mundial da Água na Coreia do Sul, foi representada pela aluna Fernanda do Carmo. Na categoria Pesquisador do Ano, o vencedor foi o Prof. Washington Luís Assunção Pereira (ISPA). Já na categoria Docente do Ano, o escolhido foi o Prof. Alexandre Casseb (ISPA).

Em seguida, dois estudantes receberam um certificado de mérito acadêmico: Bernard Gemaque Salame, discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Produção Animal, foi escolhido o Aluno Destaque da Pós-Graduação 2014. Já o Destaque da Graduação foi para a aluna Paula Francyneth Nascimento Silva, do curso de Engenharia Florestal/Paragominas.

O Reitor Sueo Numazawa destacou o crescimento da instituição em seus 64 anos de história: “Hoje a UFRA é reconhecida a níveis regional, nacional e internacional. É uma instituição ainda considerada pequena, mas está provado que a Universidade tem competência em várias esferas. Fico muito feliz de estar participando aqui do aniversário de 64 anos desta que começou como Escola de Agronomia da Amazônia, passou a Faculdade de Ciências Agrárias do Pará e hoje é a UFRA. Nós mudamos completamente o cenário de lá para cá. Parabéns a todos que fazem parte da UFRA e espero que em 2016, nos 65 anos, a gente volte aqui para fazer outras premiações merecidas a todos que se dedicam a esta instituição”, disse.

Lançamento de livros – Após o pronunciamento do Reitor, foram lançados cinco livros da Editora UFRA organizados por pesquisadores da Universidade. O Prof. Antônio Cordeiro de Santana apresentou o livro “MERCADO CADEIA PRODUTIVA E DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA”; o Prof. Manoel Tourinho falou sobre o livro “MAMURU-ARAPIUNS: UMA REGIÃO AMAZÔNICA EM DISPUTA”; a Profa. Ana Lídia Cardoso do Nascimento apresentou a publicação “EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO RENAFOR: NOVA FORMAÇÃO DOCENTE PARA RECONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA”; o Prof. Milton Guilherme da Costa Mota falou sobre “PLANTAS AROMÁTICAS DO VER-O-PESO” (editado em parceria com o Museu Emílio Goeldi); e o Prof. Ismael de Jesus Matos Viegas apresentou o livro “CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO DA FLORICULTURA NA AMAZÔNIA” (editado em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental).

Ao final do evento, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) divulgou a relação de servidores agraciados com o Destaque Servidores 2014. Professores e técnicos receberam das mãos do Reitor e do Vice-Reitor certificados de honra ao mérito pelos serviços prestados à UFRA.

A programação de aniversário foi encerrada com apresentações culturais do grupo parafolclórico “Frutos do Pará”, do Studio Corpo em Movimento, coordenado pela Profa. Elene Pinheiro, e do programa PROPAZ, desenvolvido em parceria entre UFRA e Governo do Estado.

Veja mais fotos no link da página do Facebook da UFRA: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.704557692990031.1073741844.402354486543688&type=1