Ufra 70 anos em 70 posts - Fato 01: Como tudo começou
COMO TUDO COMEÇOU: A ESCOLA DE AGRONOMIA DA AMAZÔNIA
Impossível relembrar a história da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) sem começar pela criação da Escola de Agronomia da Amazônia (EAA), em 1951. A EAA tem suas raízes no Instituto Agronômico do Norte (IAN), à época o único órgão destinado à pesquisa na área agronômica em toda a região amazônica. A maioria dos pesquisadores do instituto era de origem norte-americana, cedidos ao Governo brasileiro devido à falta de mão-de-obra local qualificada na área. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a maioria desses pesquisadores retornou ao seu país de origem. Como forma de sanar o problema da falta de recursos humanos especializados em Ciências Agrárias, o pesquisador Felisberto Camargo, então diretor do IAN, articulou a criação da EAA, que se deu através do Decreto-Lei nº 8.290 de 1945.
Com votos para que em breve fosse instalada a Universidade Rural da Amazônia, foi realizada, no dia 17 de abril de 1951, a sessão solene de instalação oficial da Escola de Agronomia da Amazônia. A ata foi assinada por Felisberto Camargo, Diretor da EAA; Antonio Gomes Moreira Junior, Vice-Diretor; e Myrtha da Costa Nascimento, secretária. Na ocasião, Felisberto Camargo representou o Ministro da Agricultura, João Cleophas.
A partir de então se iniciava a longa trajetória desta que é a mais antiga instituição de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica na área de Ciências Agrárias da região.
Imagem da reprodução da Ata e fonte das informações: “Registros Históricos: Contribuição à Memória da Universidade Federal Rural da Amazônia”, de autoria do Prof. Walmir Hugo dos Santos.
Leia a ATA clicando AQUI
Redes Sociais