Página inicial > Últimas Notícias > VII ENAAG TEM INÍCIO NA UFRA

VII ENAAG TEM INÍCIO NA UFRA

Com o tema “Segurança Alimentar: Diretrizes para a Amazônia”, teve início nesta segunda-feira (13) o VII Encontro Amazônico de Agrárias (ENAAG), na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

• Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2015, 12h40
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h13

O evento aborda um tema que diz respeito a todos os cursos da Universidade e que está em alta na mídia, mas ainda é pouco discutido no meio acadêmico. O Encontro, que segue até o dia 17 de abril, é promovido por uma equipe composta por discentes dos cursos de graduação da UFRA, com apoio institucional, em parceria com empresas privadas e órgãos públicos.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes o Vice-Reitor, Prof. Paulo Santos, a Pró-Reitora Adjunta de Ensino, Profa. Ruth Falesi, o Pró-reitor de Extensão, Prof. Djacy Barbosa, a Coordenadora do curso de Agronomia, Iris Lettrieri, o representante da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS) Élcio de Souza Magalhães e a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Thereza Camello.

O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Djacy Barbosa, parabenizou os discentes pelo trabalho realizado no evento: “Parabéns aos discentes e a comissão organizadora, pois é um trabalho que foi criado e mantido por vocês, com o objetivo de atender às suas necessidades. Neste ano, em um trabalho com a PROEX, cadastramos o ENAAG e agora ele é institucionalizado” afirmou. O Vice-Reitor Paulo Santos, que na ocasião representou o Reitor Sueo Numazawa, também ressaltou a importância do trabalho dos discentes e destacou a importância de iniciativas como essa: “Eu vejo a oportunidade da nossa integração e gostaria que vocês aproveitassem esse momento para trocar ideias, pois é nas nossas mãos que está a solução dos problemas da Amazônia. Ninguém melhor do que nós, que sofremos as dores da Amazônia, para encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável da nossa região” diz.

O ENAAG surgiu para oferecer aos discentes um espaço voltado à complementaçãodos conhecimentos adquiridos nas Instituições de Ensino Superior, através da promoção de cursos de curta duração que visam melhorar aformação e a qualificação profissional, buscando discutir temas atuais relacionados ao contexto regional e aos cursos de graduação da UFRA. O Encontro também possibilita a publicação de resumos expandidos em anais, fomentando o apoio à pesquisa dentro da instituição e incentivandoagricultores, discentes, técnicos rurais, pecuaristas e pesquisadores da Amazônia a compartilharem seus conhecimentos.

Um dos idealizadores do ENAAG, Deyvisson Medrado, já formado pela instituição, conta a história da criação do evento. Segundo ele, quando alguns alunos participavam de um encontro regional de agrárias em Marabá (PA), em 2008, o coordenador do evento os questionou por que a UFRA não realizava eventos pensados por e voltados para estudantes, enquanto instituições menores conseguiam fazê-lo. “Aquele questionamento nos acendeu uma luz de alerta, e foi quando nós tivemos a ideia do ENAAG. Ainda não tínhamos nome nem experiência com a área, mas resolvemos nos preparar para desenvolver o evento. Queríamos deixar uma ideia plantada dentro da instituição e que continuasse para os próximos alunos”. A iniciativa deu certo e o evento já está em sua sétima edição: “O trabalho tem tido continuidade através de outros alunos, que aprenderam junto com a gente. E eles estão se renovando, passando os conhecimentos que já adquiriram para os outros” diz.

Bruna Oliveira, aluna de Agronomia do 9º semestre, faz parte da coordenação e participa desde o início de sua formação na instituição: “Já estou participando desde o 4 º ENAAG. Entrei como caloura e fui indicada por uma professora. Eu acho que vivi a UFRA e vivi o ENAAG, em toda a minha graduação” diz.

Este ano, a coordenação espera de 900 a 1.000 pessoas presentes, contando com as palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e workshop. Uma novidade desta edição é a realização de workshop e minicursos para as turmas da noite, bem como apresentação oral. A programação do evento contará com as tradicionais palestras de carga horária de 12h (com entrada franca), mesa redonda, workshop, apresentações de trabalhos científicos, cursos de curta duração nos turnos da manhã e da tarde (carga horária de 30h e 40h) e no turno da noite (carga horária de 20h).  A edição de 2015 também trará novidades como o torneio esportivo e a feira de produtos orgânicos. Os certificados serão enviados por email.

Para mais informações:www.eventoenaag.com

Texto: Rafaela Rabelo, sob orientação de Vanessa Monteiro – Ascom/UFRA