Página inicial > Últimas Notícias > UFRA COMEMORA 64 ANOS COM VASTA PROGRAMAÇÃO NO DIA 17

UFRA COMEMORA 64 ANOS COM VASTA PROGRAMAÇÃO NO DIA 17

• Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2015, 19h53
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h13

No próximo dia 17, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) completa 64 anos de existência. A primeira instituição rural de ensino superior do Norte do Brasil foi criada pelo Decreto Lei Nº 8290, de 5 de dezembro de 1945, como Escola de Agronomia da Amazônia, porém só entrou em funcionamento em 17 de abril de 1951. Passou a Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP) em 1972 e, em 2002, alcançou a categoria de Universidade.

Hoje, a instituição oferece 32 cursos de graduação e 9 cursos de pós-graduação em seis campi: Belém (sede), Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. “A UFRA é uma universidade ainda jovem, que está em crescimento e ainda aprendendo a ser universidade. Mas, com a transformação de faculdade em universidade, houve um crescimento absurdo, bem como um amadurecimento. Ela ainda tem na sua veia o sangue agrário, mas hoje nós expandimos para outras áreas. Temos vontade e pretensões de abrir para outras fronteiras, expandir mais, não só com outros campi, mas também com a criação de polos”, diz o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Djacy Ribeiro.

Para celebrar a data com a comunidade acadêmica e também com a comunidade externa, a Universidade, através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), promoverá uma grande programação de aniversário, no Auditório Waldir Bouhid (Prédio Central). “O objetivo é congregar as três classes da universidade e toda a comunidade no aniversário da UFRA”, explica o Prof. Djacy Ribeiro.

PROGRAMAÇÃO 64 ANOS UFRA

A programação do dia 17 terá início às, 8h da manhã com um café da manhã, seguido por uma bênção e por apresentações culturais – uma apresentação de balé do Studio Corpo em Movimento, coordenado pela Profa. Elene Pinheiro, e uma apresentação do programa PROPAZ, desenvolvido em parceria entre UFRA e Governo do Estado.

PROJETO UFRA 65 ANOS - Após a palavra do Reitor, a PROEX fará o lançamento do Projeto “UFRA 65 anos”, que consistirá numa série de ações em comemoração ao próximo aniversário da instituição, em 2016. Entre as novidades do projeto, estão o lançamento de um edital nacional para escolha do Hino da UFRA e o lançamento de um edital interno para escolha do logotipo dos 65 anos – que será usado como marca da Universidade durante todo o ano de 2016 e se tornará um selo comemorativo. Outra ação comemorativa será a realização da I Corrida Rural, que acontecerá no dia 7 de junho deste ano no Campus da UFRA em Belém, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI/PA) e a TV Liberal. O evento consiste em uma corrida esportiva inédita de 6,5 Km de asfalto e trilha, aberta a toda a comunidade, com premiação em dinheiro para os vencedores. A corrida, que já está no calendário da Federação Paraense de Atletismo, será realizada anualmente. Segundo o Pró-Reitor, um dos objetivos do projeto “UFRA 65 anos” é conseguir patrocínio externo para a revitalização do Prédio Central.

PREMIAÇÕES - Após a apresentação, haverá o lançamento de 5 livros da Editora UFRA. Em seguida, será realizada uma série de premiações relativas ao ano de 2014. Primeiro, serão reconhecidas premiações do esporte universitário; depois, serão anunciados os vencedores da premiação do Edital do Banco Santander, nas categorias Docente do Ano (selecionado pela PROEN), Pesquisador do Ano (PROPED) e Extensionista do Ano (PROEX), que receberão bolsas para uma viagem internacional para fins de atividade acadêmica. Por fim, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) divulgará os servidores agraciados com o Destaque Servidores 2014. Os servidores com pelo menos 35 anos de serviços prestados à UFRA irão receber um certificado de honra ao mérito pela dedicação.

A programação de aniversário será encerrada com uma apresentação do grupo parafolclórico “Frutos do Pará”. O evento será aberto às comunidades interna e externa.