Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Ascom lança manuais para melhoria das rotinas de comunicação na Ufra
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

Ascom lança manuais para melhoria das rotinas de comunicação na Ufra

  • Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 10h22
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 14h13

lancamento banner site

Buscando zelar pela imagem institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e fortalecê-la, melhorando a comunicação com os diversos públicos da instituição e facilitando as rotinas dos servidores, a Assessoria de Comunicação (Ascom) está lançado uma série de novas ferramentas para a normatização de práticas comunicacionais da universidade, além da nova página da Ascom Ufra. 

A equipe da Ascom, composta de profissionais multidisciplinares, elaborou, ao longo dos últimos meses, três manuais que visam orientar os servidores a respeito da divulgação de notícias nos canais oficiais da instituição, produção de artes gráficas e uso correto da identidade visual da Ufra. Em breve, também irá lançar um um documento com instruções sobre cerimonial e protocolo em eventos oficiais. A ideia é que os documentos sejam usados por todos os campi e setores para balizar suas ações cotidianas, buscando sempre a melhoria da interação com os públicos interno e externo e o fortalecimento da imagem da instituição.

Todos os manuais foram pensados para trazer informações de fácil compreensão e com exemplos práticos, para orientar os servidores e funcionários da Ufra em rotinas que envolvam organização de eventos, uso de logomarca e brasão em documentos oficiais e conteúdos de texto e imagem para divulgação de ações e projetos. Conheça os manuais lançados:

Manual de critérios de noticiabilidade, cobertura e produção de artes

Este documento busca estabelecer critérios objetivos para a divulgação de ações, projetos e eventos no âmbito da Ufra, observando a relevância e o impacto de cada conteúdo e seu potencial para ser transformado em notícia em um ou mais canais oficiais da instituição (site e redes sociais). Além disso, traz também requisitos para a solicitação de coberturas fotográfica e jornalística e para a solicitação de elaboração de artes, tais como banners, cartazes e logotipos à Ascom, por parte dos demais setores. Além do manual, também está disponível uma Cartilha com orientações gerais sobre os serviços da Ascom.

Manual de uso da marca (logo e brasão)

Este manual busca fornecer recursos para a correta aplicação do brasão e do logotipo, elementos que compõem a identidade visual da universidade, quanto a suas cores, tamanhos, posicionamentos e situações em que estes devem ou podem ser utilizados. As orientações servem para aplicação em documentos, cartazes, diplomas, avisos, propagandas, convites, camisas, veículos oficiais e outros.

Manual de cerimonial e protocolo

Elaborado pela Comissão Técnica para Elaboração do Manual de Cerimonial (Portaria nº 1026/2020), com apoio da Ascom e da Biblioteca da Ufra, este guia traz informações sobre cerimonial universitário, heráldica, precedência (reconhecimento de uma hierarquia sobre outra), composição de mesa oficial e outros tópicos que envolvem a organização de eventos oficiais no âmbito da instituição, incluindo roteiros de cerimônias como colação de grau, aula magna, posse, transmissão de cargo, abertura de eventos e inaugurações. Este manual será disponibilizado em breve para consulta à comunidade.

Segundo o coordenador da Ascom Ufra, Ben Rholdan, a ideia é promover a normatização das práticas comunicacionais na universidade, que são de extrema relevância para o fortalecimento e a consolidação da identidade e da imagem institucional. Estas boas práticas, de acordo com ele, propiciam a melhora de rotinas de comunicação na Ufra e facilitam uma maior divulgação científica das ações universitárias.

"Desde que a pandemia de Covid-19 teve início no Pará, sabemos que a Universidade Federal Rural da Amazônia não parou. A instituição continuou realizando diversas ações em benefício da sociedade. A proposta destes manuais é que sejam uma ferramenta para que todas essas ações desenvolvidas possam ser de conhecimento de toda a população. Nestes documentos informativos trazemos orientações sobre a solicitação de serviços de comunicação interna, critérios de noticiabilidade, regras de cerimonial e protocolo para eventos, além de um completo manual de identidade visual da Ufra", afirma.

Página da Ascom Ufra

Todos os manuais ficarão disponíveis permanentemente para consulta na página da Ascom, http://ascom.ufra.edu.br, que passou por uma recente reformulação. Ao acessá-la, a comunidade também poderá ter acesso ao brasão e ao logotipo para download em alta resolução. A página também irá disponibilizar, em breve, um banco de imagens da Ufra, que será alimentando constantemente com fotos de eventos, ações e marcos históricos da universidade. No endereço, também é possível conhecer alguns dos produtos e campanhas criados pela equipe de comunicação da Ufra. 

Para mais informações: ascom@ufra.edu.br

Texto: Jussara Kishi

Arte: Ben Rholdan

Ascom Ufra

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil