Página inicial > Últimas Notícias > Ufra atualiza procedimentos para a retomada gradual das atividades administrativas presenciais

• Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 14h04
  • Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 14h14

retomada das atividades adm ufra banner

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Comitê de Gestão de Crise para o Covid-19, atualizou o Protocolo para Retomada das Atividades Administrativas, elaborado pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O documento visa orientar os servidores que precisem atuar de forma presencial, conforme a necessidade de cada setor, tendo em vista a garantia da segurança individual e coletiva.

Ao longo dos últimos cinco meses, as atividades presenciais da instituição estiveram suspensas, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias. A ideia é retomar gradualmente, neste primeiro momento, somente atividades administrativas. As aulas presenciais permanecem suspensas na Ufra. Reuniões e eventos acadêmicos e científicos deverão ser realizados através de plataformas digitais e/ou videoconferência. Já viagens de servidores serão realizadas somente em caráter excepcional e autorizadas pela Reitoria.

O protocolo estabelece que, para as atividades que necessitarem de comparecimento presencial, serão adotadas estratégias de escala com a flexibilização de jornada de trabalho e/ou revezamento de diferenciação de início e/ou término de jornada, sem prejuízo à remuneração do servidor, observadas as normas e legislações vigentes. Já para as atividades que não necessitarem de comparecimento presencial, serão adotadas as estratégias de teletrabalho. Cada setor deverá elaborar o seu plano de retomada.

O pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Victor Oliveira, explica que a elaboração do protocolo envolveu médicos, enfermeiros, engenheiros de segurança do trabalho e toda a equipe da DSQV, com base nos protocolos de biossegurança lançados pelo Governo Federal (Ministérios da Saúde, da Economia e da Educação), além dos protocolos oficiais do Governo do Pará.

O documento é dinâmico e será atualizado periodicamente, conforme surjam novos procedimentos e orientações. O protocolo tem validade enquanto durar o estado de pandemia.

Confira, a seguir, as principais orientações:

Quem poderá retornar ao trabalho presencial?

Para retorno gradual, podem ser consideradas as seguintes atividades, por ordem de importância:

- Atendimento a grupos específicos;

- Atividades laboratoriais;

- Atividades de pesquisa e extensionistas;

- Atividades administrativas que utilizem sistemas próprios;

- Atividades administrativas de rotina.

Quem deve permanecer em trabalho remoto enquanto perdurar o estado de pandemia?

- Pessoas com 60 anos ou mais;

- Imunodeficientes ou portadores de doenças preexistentes crônicas ou graves (cardiopatias, diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, doenças renais etc.);

-  Pessoas com filhos em idade escolar;

- Responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 que morem na mesma casa;

- Servidoras ou empregadas públicas gestantes ou lactantes.

Quais as principais medidas protetivas a serem utilizadas?

- Etiqueta de distanciamento;

- Escala de trabalho;

- Revezamento;

- Utilização de EPI, fornecida pela instituição, conforme a necessidade de cada setor;

- Limpeza e higienização frequentes dos ambientes de trabalho.

Como será a entrada na Ufra?

- Todo servidor que precise realizar atividades presenciais na Ufra deverá informar à chefia para registrar em Agenda On-line com 24 horas de antecedência;

- Caberá às chefias a consulta diária dos pedidos e homologações na Agenda;

- O controle de acesso aos campi será feito pela Divisão de Segurança/Prefeitura;

- Para entrada, será exigida a utilização de máscaras;

- Usuários de serviços de entrega serão registrados pela Divisão de Vigilância;

- Os discentes que participam de atividades de pesquisa e extensão deverão atender às mesmas obrigatoriedades de uso de máscara, distanciamento social e autorização para acesso às instalações da Ufra.

Confira o PROTOCOLO PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS NA UFRA.