Página inicial > Últimas Notícias > Período Letivo Suplementar (PLS) e Auxílio Inclusão Digital – Perguntas Frequentes

• Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 12h21
  • Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 12h22

PERÍODO LETIVO SUPLEMENTAR

O que é PLS e quem o aprovou?

O Período Letivo Suplementar é uma alternativa temporária e não obrigatória, suplementar ao semestre 2020.1. O PLS foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufra e foi elaborado por uma Comissão, formada por 29 membros, composta por docentes, discentes e técnicos.

Mas por que implantar o PLS agora na pandemia?

Devido à impossibilidade das aulas presenciais, optou-se por um sistema que permita o adiantamento de algumas disciplinas para parte dos alunos. Os discentes sem acesso à internet poderão fazê-lo posteriormente. O sistema suplementar permitirá o "desafogamento" das turmas, uma vez que, quando as atividades presenciais forem retomadas, as salas de aula estarão menos cheias. Com isso, evita-se a aglomeração de pessoas e reforça-se a segurança para todos.

Qual a base legal que embasou o PLS?

A Resolução que regulamenta o PLS encontra-se embasada na Portaria Nº 544 do MEC e nos pareceres 05 e 011 do Conselho Nacional de de Educação (CNE) , que regulamentam o ensino não presencial, emergencial e temporário em função da pandemia da Covid -19.

Quem pode se matricular?

Os alunos matriculados no período letivo 2020.1 e os que não foram matriculados, desde que os componentes curriculares possam ser realizados de forma remota (não presencial).

Qual a diferença para o período regular?

Nem todas as disciplinas serão ofertadas remotamente. A participação do PLS é facultativa, tanto para os professores quanto para os alunos.

Por que a medida não foi apenas para alunos concluintes de curso?

Porque, desta forma, todos os alunos, ingressantes ou veteranos, terão a mesma opção.

O que acontece se eu não puder participar? Vou ficar atrasado em relação aos outros?

Não. Os alunos que participarem do PLS não estarão adiantando o semestre inteiro; somente as disciplinas cursadas. Estas disciplinas serão ofertadas novamente no futuro para aqueles alunos que não puderam participar das aulas remotas.

Só tenho celular 3G e a internet é ruim. Posso participar mesmo assim?

No artigo 36 da resolução do Consepe há recomendação para que os conteúdos das disciplinas sejam pensados de modo a facilitar o acesso aos discentes.

Não tenho computador e nem internet, e agora?

O seu semestre letivo não será prejudicado em relação aos demais. Quando for mais seguro, as mesmas disciplinas serão ministradas de forma presencial na Ufra.

AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL

O que é o Auxílio Inclusão Digital?

É um auxílio emergencial e temporário aos estudantes de graduação, destinado à aquisição de pacote de dados de internet. O objetivo é viabilizar a participação dos alunos nas atividades acadêmicas do Período Letivo Suplementar (PLS).

Qual o valor do auxílio e quanto tempo dura?

O valor do auxílio financeiro é R$ 75,00 por mês, com vigência de 03 meses, durante o período do PLS.

Quem pode participar?

- Alunos matriculados em curso de graduação da Ufra, com renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo;

- Discentes que são cotistas, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (L1, L2, L9 e L10);

- Discentes beneficiários de até 01 auxílio da Proaes.

OBS: A renda familiar per capta é a soma dos rendimentos do núcleo familiar dividida pelo número total de membros.

Quais os documentos necessários para participar do edital?

Na primeira fase, os estudantes deverão concordar com o termo de compromisso e a declaração de renda familiar no SIGAA e, posteriormente, realizar matrícula no PLS.

Na segunda fase, os discentes contemplados deverão encaminhar à Proaes os documentos comprobatórios da renda familiar declarada, conforme o Anexo III do edital, para análise.

Como será o pagamento do auxílio?

O pagamento será realizado em conta corrente do estudante. Atenção: ao preencher os dados bancários no SIGAA, não se deve preencher o dígito da agência. Já nos dados da conta corrente, deve-se informar o dígito.

Posso cadastrar no SIGAA, em dados pessoais, um banco digital?

Sim. Exemplos: Agibank, Original, Nubank, entre outros.

Quem não poderá solicitar o auxílio?

- Discentes com renda familiar per capita superior a 1,5 salário mínimo.

- Discentes que sejam beneficiários de mais de 01 auxílio da Proaes.

Como me inscrevo?

As inscrições ocorrerão de 17 a 22 de agosto de 2020, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Quando será o resultado final?

A lista de discentes pré-classificados será divulgada no dia 25/08 e  o resultado final do edital será divulgado no dia 08/09/2020, após a efetivação da matrícula no PLS.

Edital do Auxílio Financeiro, guia de inscrição e informações complementares na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), no link: