Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > "Momento Ufra": programa de rádio e podcast aproximam a universidade da comunidade em Capitão Poço
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

"Momento Ufra": programa de rádio e podcast aproximam a universidade da comunidade em Capitão Poço

  • Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 12h36
  • Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 12h37

podcast ufra capbanner

Buscando transpor os muros da universidade e levar o conhecimento até o público, bem como estreitar os laços entre academia e comunidade, o campus de Capitão Poço da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) deu início em 2019 ao projeto “Momento Ufra”. Trata-se de um programa semanal veiculado na Rádio Terra FM, de Capitão Poço, que conta com a participação de professores e técnicos da Ufra e alunos e ex-alunos do campus. Diante da pandemia e da suspensão temporária das atividades, a equipe do projeto decidiu transformar parte do material já gravado em podcasts, que agora estão sendo disponibilizados na página do campus.

A ideia do “Momento Ufra” é fazer chegar à população, incluindo moradores de zonas rurais e pessoas sem acesso à internet, informações sobre diversas temáticas que podem afetar as suas vidas, dentro das áreas de expertise dos profissionais da instituição. Entre os temas já abordados no programa estão adubação do solo, previdência social, tratamento de resíduos sólidos, cooperativismo, produção de laranja, açaí e agricultura familiar. O programa tem duração de 30 a 40 minutos e, dentro desse tempo, os ouvintes podem enviar suas dúvidas, que são respondidas ao vivo na rádio pelos especialistas.

O projeto é coordenado pela professora Thaisa Pegoraro, vice-diretora do campus. Ela conta que o convite partiu do radialista Jofrey José Gemaque, que já era um parceiro do campus em outros projetos, em maio de 2019. “Nós nos organizamos e, a partir dali, toda semana começamos a convidar servidores da Ufra que tivessem interesse em divulgar o seu projeto de pesquisa ou de extensão, algum evento ou simplesmente para falar sobre algum assunto de seu domínio”, conta. A experiência, que começou como um teste, deu tão certo que a inciativa foi transformada em projeto de extensão e cadastrada junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufra.

Além de professores e técnicos, o programa conta também com a participação de alguns alunos, quando estes estão à frente dos projetos ou elaborando um TCC a respeito do assunto, por exemplo. “Para os discentes, é importante essa participação porque eles desenvolvem competências e habilidades comunicativas, oralidade e melhoram sua desenvoltura, e isso é um dos objetivos do nosso trabalho”, destaca a professora. Desde junho de 2019, mais de 40 pessoas já passaram pela rádio, entre técnicos, docentes e alunos, incluindo a participação do reitor da instituição, professor Marcel Botelho.

A secretária executiva Aylana Almeida, que faz parte da equipe do projeto, explica que os temas podem ser propostos pelos próprios entrevistados, pela coordenação ou pela própria Rádio Terra FM, desde que seja da área de expertise do participante. A recepção do público não poderia ser melhor: “Acredito que a comunidade sente essa aproximação com a Ufra e por isso acaba se envolvendo bastante com as discussões. Segundo a equipe da Rádio Terra FM, quinta-feira é o dia de maior audiência do programa porque a comunidade já espera pelo “Momento Ufra”. Fora os elogios que os ouvintes enviam para a emissora sobre o programa. Isso tudo nos deixa muito felizes e realizados com o trabalho”, conta Aylana.

Para a coordenadora Thaisa Pegoraro, o programa tem ajudado a dar maior visibilidade ao campus Capitão Poço e a consolidar a Ufra na região. De acordo com a equipe da rádio, a audiência do programa chega a atingir mais de 1.000 ouvintes, não apenas de Capitão Poço, mas também da Região Metropolitana de Belém e outras regiões. “Isso é muito bom porque não estamos levando apenas o nome do campus, mas também o nome da Ufra para diversas cidades do Pará. É também uma possibilidade de estabelecer parcerias entre a Ufra e os demais setores da sociedade, já que estamos dando visibilidade às nossas pesquisas, aos nossos projetos, às áreas de conhecimento da Ufra”, afirma.

Tão importante quanto os números da audiência, diz ela, é a forte participação do público, que envia perguntas durante do programa. “Isso mostra que eles estão ouvindo, entendendo e se interessando pelos assuntos abordados”.  A ideia é “traduzir” o conhecimento gerado na academia para uma linguagem mais popular, acessível a todos. “Se nós estamos contribuindo com um pouquinho só de conhecimento para quem está nos ouvindo, então já estamos fazendo extensão universitária”, diz a professora.

O programa está em pausa desde março, quando foram suspensas todas as atividades presenciais da Ufra por conta da pandemia do novo coronavírus, mas a equipe tem realizado reuniões periódicas de planejamento para a sua retomada, repensando o formato do programa em função das recomendações de distanciamento social. Uma coisa é certa: o “Momento Ufra” já se tornou um canal fundamental de comunicação com a sociedade. “É um espaço para divulgar o nosso trabalho e adequado para a realidade da região, onde muitas pessoas não têm acesso à internet ou têm um acesso precário, como na zona rural. O espaço da rádio foi fundamental para podermos mostrar para a comunidade a que a Ufra veio e contribuir com a vida rotineira de cada um”, diz Aylana Almeida.

Para conferir os podcasts, acesse: https://capitaopoco.ufra.edu.br/index.php?option=com_metaudio&view=metaudio&Itemid=672

Texto: Jussara Kishi

Arte: Marri Smith

Ascom Ufra

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil